top of page
Cantinho do Padre Magalhães
.png)
Nessa página temos os comentários feitos pelo querido Padre Magalhães sobre as historinhas. Para ler e refletir! - Obrigada por contribuir, instruir e incentivar, Padre!
-
A índia Potira com suas ovelhinhasNós não temos uma índia Potira para cuidar de nós, nós temos o Bom Pastor que é Jesus. Ele nos chama pelo nome, cuida de nós e nos defende contra o Lobo que quer nos atacar. O Lobo são todas as pessoas que querem nos levar para o mal caminho. Às vezes, se fingem de pessoas boas para nos enganar. Precisamos ser fortes e sempre ficar junto da índia Potira, quer dizer, do nosso Pastor que é Jesus.
-
Vida e alegriaNa nossa vida muitas vezes encontramos um Cacto cheio de espinhos que é muito egoísta e não quer ajudar ninguém. Mas temos que confiar na Mãe Natureza que sempre vem ao nosso encontro para nos animar e dar vida, assim como fez com a Palmeira que morreu de sede. A Mãe Natureza é Jesus que vem nos dar vida e é capaz de mudar as pessoas, assim como aconteceu com o Cacto. Ele era egoísta e depois mudou. Assim como Jesus cuida de nós, precisamos cuidar uns dos outros porque somos irmãos.
-
A missão do Rei LeãoO Rei Leão é Jesus que veio nos ensinar que precisamos viver sempre unidos, como irmãos. Ninguém pode tirar o lugar de nosso Rei na comunidade: podemos encontrar na sociedade muitas onças que querem tomar o lugar do Leão. Somente Jesus nos dá coragem para vencer os inimigos e é capaz de mudar aqueles que não seguem os seus ensinamentos. Só Jesus tem a coroa do amor que transforma nossos corações e nos mantém sempre unidos.
-
PAZlândiaA Igreja Católica é essa grande Família chamada a viver em paz e construir a paz. Jesus é o Pazlino que escolheu Brasilina para cuidar de todos nós. Ele é que tem a chave desse País onde moram pessoas que vieram de todas as nações, como Japinina e Alemano. Brasilina é o Papa, aquele que é escolhido por Jesus para nos confirmar na fé, ajudar a viver a fraternidade e construir a unidade entre pessoas e países tão diferentes.
-
O casamento de Lalo e LalinhaQue casamento bonito, hein? Mas nós aprendemos uma boa lição. Quando vamos a uma festa não podemos fazer como a perua Perla que quis chamar a atenção de todos e ocupar o primeiro lugar. Ela passou vergonha porque quem foi escolhida para ser a madrinha foi a dona Gansa que estava bem humilde no seu lugar. Assim devemos nos comportar na vida: simplicidade, humildade, generosidade... e só fazer o bem.
-
O livro especial - Dia da BíbliaAlana e Ariel descobriram um livro muito precioso. Ele não ensina matemática, nem geografia, nem inglês. Ele nos conta uma história muito bonita: uma história de amor de um Pai que nos ensina tudo o que devemos fazer para ser feliz: ajudar os doentes, cuidar da natureza, dar atenção aos mais velhos, repartir aquilo que temos... (dê alguns exemplos de sua comunidade). Você tem esse livro na sua casa? Onde está? Leia sempre para aprender a viver melhor e dar alegria a Deus Pai.
-
Feliz aniversário, Risadinha!"Mas que festinha bonita, hein? Todo mundo gosta de festejar seu aniversário, não é? Mas esta festa foi muito especial porque todos os que participaram receberam uma missão. Assim também é a nossa vida: quando nascemos, Deus nos dá uma missão para cumprir. O Evangelho nos mostrou que João Batista, o primo de Jesus, também recebeu uma missão muito importante e não podia falhar como fez Robô Sabe Tudo. Quem cumpre sua missão se sente feliz e recebe uma recompensa.
-
O jardim de AladimA borboleta veio nos ensinar que no meio de nós também existe um jardim maravilhoso onde encontramos o Amor Perfeito. Ele é o próprio Jesus que veio ao nosso encontro para nos ensinar a praticar o amor a nossos pais, aos colegas da escola, e lembrar que o perdão é a virtude que nos deixa mais felizes. Vamos ouvir sempre os conselhos de nossos professores e nossos pais que são como Aladim que nos mostram o que é melhor para nós.
-
A liga dos super-heróisVocês sabem que todos nós fazemos parte desse Grupo dos Super Heróis? E nós temos um Chefe também. Ele está sempre conosco, mas nós não podemos vê-lo. Não podemos ser como o Homem de Ferro que só acreditou quando ficou na presença do Chefe. Jesus é esse Grande Chefe, Pastor e Rei que está sempre conosco e nos dá uma missão: primeiro, viver e praticar o que Ele nos ensinou, e depois, ensinar aos outros a trabalharem “na defesa do Bem e da Paz”
-
Acreditar para tudo melhorarVocês viram que essas flores eram muito felizes até que apareceu a Erva Daninha. Ela fazia mal a todo mundo, mas as flores nunca deixaram de acreditar no poder delas. Quando o Rosa morreu, foi a Naturalina que a salvou. Jesus é a Naturalina que venceu a morte e ressuscitou a Rosa. Quando Jesus morreu na Cruz e ressuscitou ele venceu a morte. Quando Jesus voltou para o Pai Ele disse: “Não tenham medo! Eu estarei sempre com Vocês. Eu vim trazer a Vida. Eu venci a morte”!
-
Deus salve os pais!Mas, que família feliz, hein! Que coisa bonita: pais e filhos unidos no amor, no perdão e na alegria de viver. Esse é o grande sonho de Deus para todos nós. Que gesto bonito da Henriqueta que planejou essa festa dos filhos junto com seus pais. Foi isso que Jesus disse na última Ceia quando estava se despedindo dos apóstolos: “Que todos sejam Um como Eu e o Pai somos Um”. Evangelho de João, capítulo 17. O perdão e a união traz alegria aos pais.
-
ANIMALândiaMas que história bonita, hein! Essa família fez uma ótima escolha. Deu tanto valor aos animais que foram capazes de vender tudo o que tinham para ficar com o Parque e os animais. Não devemos maltratar os animais como fazia Horlenda: ela não dava valor àqueles animais e os maltratava. Quando nós damos valor a uma coisa também devemos deixar para traz o que tem menos valor. Precisamos saber escolher, assim como fez essa família e a história contada por Jesus.
-
Anunciando JesusQue historinha bonita! Eu gostei muito da atitude da Nicole. Ela não brigou com a Patrícia ao ver que ela era muito egoísta e só pensava nela. Tentou conversar e mostrar como deve ser nosso relacionamento com os outros. E quando a Patrícia desprezou a Maria, só porque ela era pobrezinha, ela ensinou a acolher e partilhar. Sabe o que ela estava fazendo? Estava anunciando Jesus de uma forma prática. Com sua vida. Isso a gente aprende na catequese e na missa. A gente aprende a praticar.
-
A estrela do mar que ensina a amarTodos nós somos como esses peixinhos que precisam da visita da Estrela do Mar. Às vezes também somos envenenados pelo Polvo que quer nos levar para o mal caminho. A Estrela Mara veio trazer uma boa notícia: Ela veio preparar os caminhos para a chegada da Princesa Ariel. Ela está lembrando a figura de João Batista que ouvimos no Evangelho: ele vem preparar a chegada de Jesus. Nós também estamos preparando o Natal. É tempo de Advento. Precisamos praticar as lições que Mara nos trouxe na historinha. Vocês se lembram? Acolher, repartir, visitar, perdoar...
-
Vigilantes e sempre atentosNós também não podemos aceitar a mensagem do Tic Tac porque ele não quer se preparar para a chegada do Rei. Mas a Raínha tem razão: é preciso se preparar porque não sabemos nem o dia nem a hora que o Rei virá. Jesus também avisou o povo: é preciso ficar atento; o tempo passa depressa, por isso, precisamos nos preparar para a vinda do Rei procurando praticar boas ações, como fez a Raínha: cuidar dos doentes, ajudar o próximo, ser solidário, perdoar e partilhar.
-
AVEnturaVocês acham que o Urubu está certo? Ele tomou posse do ninho que não era dele e maltratava todo mundo que falava com ele. Não respeitou ninguém, nem mesmo o AVElino Júnior, o filho do Rei. Nós precisamos fazer como a Árvore que ensinava todas as aves a seguir a voz do Cordeirinho. Quem quiser seguir Jesus, o Cordeirinho enviado pelo Pai, precisa obedecer aos pais, não brigar com os outros, saber perdoar, não mentir e ajudar a quem precisa.
-
Corrigir no amorCreio que ninguém gostou da Florentina. Não estava certo o que ela fazia escondendo água só para ela. Mas vocês viram como as amiguinhas se comportaram? Primeiro a Florbela foi conversar pessoalmente com ela. Depois Florbela chamou Florinda e as duas conversaram com a Florentina tentando mostrar que ela estava prejudicando os outros. Como ela não aceitava a correção fraterna, chamaram o Jardineiro e ele reuniu todas as flores para conversar com Florentina. Foi assim que ela reconheceu seu erro. Jesus fica feliz quando corrigimos uma pessoa com nosso amor e nosso carinho, ao invés de falar mal e criticar a pessoa.
-
De SoliTária a SoliDáriaFesta Junina é uma coisa deliciosa, não é? Vocês viram como a Porca, o Burro e outros animais fizeram bem na vida da Vaca? Ela vivia sozinha, só conversava com seus bichinhos de pelúcia e era muito infeliz. Foi a Porca que abriu a porteira do coração da Vaca Pintada e fez com que ela repartisse seus doces e salgados com todo mundo. Quando ela aceitou a companhia dos outros animais a sua vida mudou. Jesus nos disse que é feliz quem sabe repartir, ser solidário e conviver com os outros.
-
Arraial no GalinheiroEu sei que todos vocês gostam de uma boa festinha, não é verdade? Uma festa é muito boa quando todo mundo colabora, procura fazer o bem e descobre novas amizades. Mas sempre encontramos uma Raposa que quer estragar a festa fazendo coisas erradas. Eu gostei da presença do Vovô Amoroso. Ele era querido por todos porque sempre ensinava como ser bom: não brigar, respeitar os mais velhos, partilhar nossas coisas, obedecer sempre, não mentir e não enganar ninguém. O Vovô Amoroso é como nosso Pai do céu que quer sempre a nossa felicidade, ensinando a ser solidários e praticar o bem.
-
A Lei do AmorVocês conhecem alguém como a Gabriela? Quando encontramos alguém assim, não devemos desprezar ou colocar de lado. A Clarinha, filha da empregada, estava sofrendo muito, mas não desanimou. Ela conhecia a Lei do Amor, e por isso tinha certeza que um dia a Gabriela iria mudar seu comportamento. Deus nos deu as Leis para nos orientar e dar segurança, assim como os sinais de trânsito. Esses sinais não são para nos tirar a liberdade, mas para nos orientar e fazer felizes. Na missa e na catequese sempre aprendemos como praticar a Lei do Amor. Mas, os pais são os primeiros que devem ensinar a seus filhos, com a palavra e, sobretudo, com o exemplo.
-
Uma visita para a VovóSerá que vocês também gostam de visitar a vovó? Gostam de levar presentinhos para ela? Eu fiquei feliz ao ver essas crianças preparando presentes para agradar a vovó. Eles não foram comprar na loja nem no Shopping. Cada um fez o que pensou ser melhor. Pois, é: tenho certeza que Gabriel, Giovana e Giseli sempre ganhavam muitos presentinhos da vovó, mas desta vez fizeram questão de retribuir. É assim mesmo. Essa vovó nos lembra Jesus que gosta muito de nós e nos dá muitos presentes. Esses três irmãos nos lembram o três Reis Magos que foram levar presentes para Jesus que nasceu em Belém. Jesus é o Filho de Maria e o Filho de Deus. Dar presente é uma forma de expressar nosso amor. E de agradecer o amor que recebemos.
-
Bondade gera felicidadeOlha, crianças, até eu fiquei com medo do Lobo Mau. Ele era muito bravo e só pensava em dominar os outros e usar de violência. Às vezes nós encontramos pessoas assim perto de nós, não é verdade? Acontece que também encontramos pessoas iguais ao Elefantino: gente mansa, carinhosa, que sabe tratar as pessoas com bondade e amor. Gostei muito do Elefantino. Com sua paciência e bondade ele conseguiu convencer o Lobo Mau que ser bom é o caminho para o sucesso e para a felicidade. Que legal, hein? Agora não precisamos mais ter medo do Lobo Mau porque ele mudou de atitude de vida. Vocês sabem, crianças, que um dia Jesus também ensinou a todos os seus discípulos esse caminho do sucesso e da felicidade. Ele fez como o Elefantino: veio mostrar que a Lei Antiga, a Lei da violência e do mau não traz felicidade. Essa Nova Lei, Ele chamou de Bem Aventurança. Lei da Felicidade.
-
Os 7 anões e suas religiõesQue situação difícil, hein? Aqueles anões estavam fazendo uma coisa boa, levando a boa mensagem para outras pessoas, mas eles mesmos estavam muito desunidos. Viviam discutindo sobre a religião que praticavam. Vocês viram que a Branca de Neve ficou muito triste com essa situação. Mas quando veio o Anjo do Céu para conversar com eles, a situação mudou. Eles perceberam que a união entre eles era importante para ajudar as outras pessoas a serem melhores. E quem pedia isso era Jesus que nos ensinou a viver unidos, no amor e na fé. Quando voltou para o Pai Ele prometeu que estaria sempre ao nosso lado para nos dar coragem e amor. Deus nos dá muitos presentes também. Não podemos esquecer de agradecer!
-
O trem da alegria está próximoQue aviso importante trouxe a Vaca Filomena! Ela foi para a estação e estava bem preparada para pegar o Trem da Felicidade. Mas o Burro Belarmino andava muito distraído e sonolento. Ele não conseguiu cumprir a tarefa que a Vaca lhe deixou. E ninguém o ajudou a ficar acordado e preparado. Mas quando chegou o Trem, quem ficou feliz foi a Vaca: ela estava firme e vigilante. Jesus veio para nos avisar: é preciso estar bem preparado, firme e vigilante. Quem não está preparado para a viagem precisa começar agora sua preparação, sendo bondoso e vivendo como irmão de todos, sempre praticando o bem. Quem está disposto a ficar firme e vigilante, levante a mão!
-
Jesus quer a União, a Comunhão"Hoje eu aprendi essa lição: “A corrente do Bem não tem dono”. Foi isso que o Bem Te Vi veio ensinar. Foi ele que mostrou ao tucano e ao papagaio que precisamos acolher a todos. Eles estavam muito certo em socorrer a todos os outros animais que precisavam de ajuda, mas não deveriam excluir a Arara só porque não era do grupo. Quem sou eu para proibir os outros de praticar a caridade? Devemos sempre buscar a união e a comunhão com os outros. “Sempre cabe mais um”: não é assim que costumamos dizer? O Bem Te Vi está repetindo a mensagem de Jesus que está no evangelho: acolher a todos e não excluir ninguém. Quem acolhe a Jesus em seu coração e na sua vida, sempre participa da Corrente do Bem e busca a união com todos os que fazem o Bem. A união faz a Força.
-
Mar de AmorOi, Crianças, vocês se lembram dos ensinamentos de seus pais? Eles nos ensinam muitas regrinhas de educação desde pequenos. Todas as famílias também têm suas normas e regras. As religiões também. Os convidados da Estrela do Mar conheciam também essas regras de educação, mas não as praticavam com amor. O que o Rei do Mar estava ensinando é que do coração de cada um é que sai a inveja, a mentira, o orgulho, a ambição, a falsidade. Isso é ruim e isso faz mal à pessoa. Por isso o Rei do Mar elogiou muito o Polvo porque ele tinha um coração bom e praticava boas obras. Foi apresentado como exemplo porque não falava mal de ninguém, não era invejoso nem egoísta, repartia com os outros o que tinha, cuidava dos doentes e era solidário. É assim que entendemos a Palavra de Jesus no Evangelho: “O que mancha o Homem é a maldade que sai de seu coração, e não, o que vem de fora”, o não cumprimento de regras de educação.
-
A água e o homem- Que história triste, não é? As coisas estão piorando. O Rio Ryan estava muito triste porque percebeu que as pessoas estão cada vez mais egoístas e não percebem que estão prejudicando elas mesmas. Os dois garotos, Mateus e Rodrigo, não são os únicos a sujarem os rios. Há muita gente grande que está fazendo muito pior. Vocês viram: as indústrias estão jogando óleo e produtos químicos nos rios e mares, estão arrancando todas as plantas das margens, deixando os rios e lagos muito poluídos. Jesus observava tudo o que acontecia. Vocês já viram o que está escrito na Bíblia? “Produzam as águas uma multidão de seres vivos... e Deus criou os monstros marinhos, e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas... e Deus os abençoou... e Deus viu que tudo era bom... E disse ao homem: ‘cuidai dos peixes do mar...” (Gen 2,20-21.28). Guardem bem esta lição: “se os rios morrem, morrem também as plantas e os animais”.
-
Um convite à mudançaA Vaca e a Borboleta tiveram uma boa conversa e tinham opiniões e atitudes diferentes. Eu gostei de ver como a Borboleta conhecia bem os ensinamentos do Rei Leão e procurava colocar em prática. Ela fez um papel bonito: diante do orgulho e vaidade da Vaca ela não ficou quieta, procurou mostrar a ela como era importante ser diferente. Ela participava sempre do Grupo do Macacalhães e tinha muita vivência. No fim a Vaca compreendeu que era melhor mudar sua atitude. Ela seria mais feliz se seguisse os ensinamentos do Rei Leão. É isso mesmo que O Rei Leão pede: Rei Leão, não, o nosso Mestre Jesus: fazer o bem a todos, cuidar dos mais fracos, perdoar a quem nos ofende, não fazer distinção entre pessoas e não exclui ninguém...
-
Vamos lutar pela vidaHoje nós também estamos vendo muitas coisas ruins acontecerem. Mas o Cordeiro veio dizer para nós que não é para ter medo. Ele apenas veio avisar que precisamos ter coragem e praticar o bem. Esse Cordeiro é Jesus. Assim como a árvore, a flor e o rio tomaram a decisão de cuidar da natureza, ajudar os outros, assim cada um de nós pode lutar e fazer alguma coisa para mudar o nosso mundo. O Cordeiro vai ficar contente e o sol da fraternidade vai brilhar de novo.
-
Dumbo no Reino das alturasA Sra. Jumbo é a mãe maravilhosa que todos queremos para nós. Ela está sempre ao lado de Dumbo para ajudá-lo em todos os momentos. Ela não só cuida bem de seu filho e o orienta, mas também sabe dividir seu tempo visitando e ajudando outras pessoas. Eu conheço muitas mães como a Sra. Jumbo. Quando eu era pequeno minha mãe me contou a história de uma mãe que estava esperando um bebê que vinha do céu. Ela se chamava Maria, e como sinal de agradecimento por essa alegria de ser mãe, ela foi visitar sua prima que estava grávida. Ela não se chamava Jimba, não, chamava-se Isabel. Hoje nós estamos aprendendo uma lição muito importante: se nós formos obedientes, carinhosos, soubermos perdoar quem nos ofende, tivermos um coração que sabe repartir e ajudarmos outras pessoas que precisam de nós, uma Estrela também virá do céu para nos levar para o Reino das Alturas onde tudo é maravilhoso. Mas, para chegar lá não é preciso ter duas orelhas grandes, não!
-
Vamos nos preparar para a Grande FestaVocês sabem que no mundo existem muitas pessoas iguais à zebra? Somos todos iguais, egoístas, consumistas, preocupados demais com os bens materiais. Fiquei com muita pena de zebrinha Zabelli que foi falar com sua mãe e ela nem ligou para a filha. Isso os pais não podem fazer com seus filhos. Os pais precisam ter tempo para os filhos, mesmo quando estão muito ocupados. Quem trouxe uma boa notícia para a Zoraide foi o Vagalume. Ele foi um verdadeiro mensageiro do bem. Disse claramente que o Natal é um grande Festa e que a vida não é só dinheiro e aparência. Disse também que essa Festa exige de nós muita preparação: é um tempo para ver “o que estamos fazendo de errado para nos corrigir”. É um tempo para procurar a mudança do coração, do modo de ver e de tratar as pessoas. Foi isso que fez João Batista no deserto, conforme nos fala o evangelho. Ele conseguiu modificar o coração de muita gente e ajudar na preparação para a Grande Festa que aconteceu no Natal com o Nascimento de Jesus. Hoje devemos fazer a mesma coisa.
-
O que eu fiz com os talentos que recebiA Dora trouxe para nós alguns personagens bem conhecidos, vocês se lembram? Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela e até o Lobo Mau que mudou de vida. Aliás, todo mundo pode mudar de vida, de comportamento e de atitude. Basta querer e pedir a ajuda de Deus. As três personagens receberam uma tarefa muito importante: trabalhar e se esforçar para “colocar seus talentos a serviço do bem e da vida”. E o que aconteceu? A Cinderela foi muito egoísta, entrou no livro, dormiu e não multiplicou os seus talentos. Jesus também deu para nós muitos talentos. Nós não devemos guardar esses talentos só para nós porque um dia a gente pode perder tudo. É colocando a serviço dos outros que a gente desenvolve esses talentos e os multiplica. Jesus fica contente conosco quando reconhecemos que não fizemos a coisa certa e mudamos de vida, assim como aconteceu com o Lobo Mau e a Cinderela. Nessa semana vocês vão descobrir quais são os seus talentos e o que estão fazendo para colocá-los a serviço do bem e da vida.
-
O importante é tocar com amorA Banda da Amanda fez muito sucesso pelo mundo porque tocava com amor. Mas o Bumbo e o Teclado não entenderam bem as lições da Amanda e fizeram muito mal em ficar discutindo e brigando para saber quem era o maior e o melhor. Isso não existe. Todos os instrumentos são iguais, cada um tem uma função na Banda e se cada um faz a sua parte o sucesso vem para todos. A atitude do Violão que foi ajudar a Flauta foi elogiada pela Amanda porque foi isso que ela sempre ensinou: cada um tem que ser solidário com os outros, e estar atento para ajudar quem passa necessidade. Não é isso que nós aprendemos na Catequese? Nós aprendemos a “amar como Jesus amou” e fazer tudo por amor. E aprendemos também que devemos nos preocupar em ser grande por dentro, e não apenas, por fora.
-
Os 90 anos da vovóVocês notaram bem? Desta vez o Lobo Mau foi até a casa da vovó da Chapeuzinho Vermelho e quis confundir as pessoas. Apresentou-se como uma senhora de idade e quis atrapalhar a festa. Todos estavam contentes e estava tudo correndo bem. Até o Lobo Mau foi bem acolhido porque a vovó sempre ensina que todos são irmãos e que devemos acolher a todos, e não devemos excluir ninguém de nossa amizade e de nosso grupo. E Chapeuzinho Vermelho não se deixou enganar. Ao invés de expulsar o Lobo Mau da festa, a vovó e Chapeuzinho conversaram com ele, e expulsaram o Mau que estava dentro do Lobo. E ele entendeu bem e passou a gostar dos outros e seguir os ensinamentos da vovozinha. E todos ficaram muito admirados. É assim que acontece em nossa vida: podemos encontrar pessoas que têm maldade no coração e querem nos levar para o mal caminho. Mas estamos atentos para ouvir sempre a voz de Jesus que nos convida a viver como irmãos, cuidar um do outro, perdoar e levar para o bom caminho. Temos que acreditar: assim como o Lobo Mau, muita gente pode mudar de vida.
-
Vamos orar e nos prepararVocês viram como vivia feliz o Príncipe Leonildo? É porque Ele fazia tudo certo e sempre obedecia ao seu Pai. Ele foi para o deserto porque ali Ele encontrava o silêncio necessário para falar com seu Pai e ouvir seus ensinamentos. Viram o que aconteceu? Apareceu a cobra querendo levar o Príncipe para a desobediência e fazer o contrário que o Pai lhe pedia. Isso acontece na vida de todas as pessoas que querem ser obedientes ao seu pai e sua mãe, a Jesus e seus seguidores. Jesus tinha esse costume de ir para um lugar solidário para conversar com seu Pai: Ele veio com esse propósito de fazer a vontade de seu Pai. Quando as coisas estavam difíceis Ele ia para o deserto buscar força e coragem, conversando com seu Pai. Os pais também precisam sempre dar exemplo de obediência aos seus filhos: ensiná-los a rezar, conversar com Deus-Pai, apontar aos filhos o caminho da justiça, do amor e da paz. Os pais só conquistam seus filhos com o exemplo, e só os convencem a fazer o mesmo atrav suas atitudes de oração e obediência à voz de Deus.
-
Basta acreditar que o Cordeirinho vai chegarVocês ficaram com medo do Lobo? Pois é, até ele se assustou quando ouviu falar em guerra e castigos que iriam acontecer por causa das maldades na floresta. Mas quem se saiu bem foi a Porquinha Esperta porque ela estava muito bem ligada ao Cordeirinho Boninho. Foi ela que tirou o medo do Lobo, da Inocente e da Ingênua. Jesus é esse Cordeirinho que está sempre perto de nós para nos ajudar e tirar o nosso medo. Neste mundo muitas coisas acontecem: guerra, doenças, briga entre os governantes, mas nada nos amedronta porque o Cordeirinho já garantiu sua presença entre nós. O Evangelho nos falou de muitas coisas tristes que vão acontecer e já estão acontecendo. É só olhar ao nosso lado e ver as imagens da TV! “Quem cultiva a semente do Amor, segue em frente e não se apavora”. A gente dá as mãos uns para os outros e “acredita que um novo Dia vai raiar”.
-
O encontro e a transformaçãoComo é gostoso fazer uma viagem com os amigos, não é verdade? Todos estão felizes, um cuida do outro, você reparte suas coisas com quem não tem e ainda sabe que se acontecer alguma coisa errada com você alguém vai ajudar. Mas acontece que, nessa história, apareceu alguém que só tinha a intenção de quebrar o ritmo de alegria de todos. Esse Jacaré era muito egoísta, só pensava em si e achava que todo mundo devia estar a serviço dele. E não foi isso que a Carol ensinou para todos. Mas, quando ela apareceu o Jacaré ficou encantado com ela e a partir daí percebeu que ele estava sendo muito diferente dos outros e estava errado. A bondade, o carinho e a atenção de Carol para com todos, mudou o coração do Jacaré. Então, ele resolveu mudar de vida. Ele se transformou. Reconheceu que estava errado e até devolveu tudo o que tinha tirado dos outros. Pois é isso que Jesus está ensinando no Evangelho: quando Zaqueu encontrou Jesus, percebeu que estava errado e, por isso, resolveu mudar de vida. Estava perdido no seu egoísmo e se transformou.
-
A rata RitaVocês prestaram atenção na conversa da Rata Rute com a Rata Rita rica? Vocês viram que lição ela deu para a Rita. E o que ela falava era pura verdade. Saía do seu coração. Foi por isso ela disse que ela não dava uma parte do dinheiro que ganhava para a igreja por obrigação, por medo ou porque havia uma lei. Ela repartia porque ouvia a voz de seu coração: dava como sinal de gratidão. Vocês, crianças, sabem que isso se chama Dízimo? A mudança da Rita foi tão grande que ela resolveu dar emprego ao rato Rufo. Ela ouviu a voz do seu coração. Sentiu compaixão e teve solidariedade com o Rufo, resolvendo até o seu problema, pois, fazia tudo so-zi-nha. Entendeu tão bem a lição da rata Rute que começou a partilhar mais seu dinheiro e ir conhecer a comunidade. É isso que Jesus nos ensina sempre: solidariedade, partilha, espírito de gratidão, união e compaixão. Que tal deixar Jesus mudar nosso coração e viver em comunidade, como irmãos, e ser mais feliz?
-
O acerto de contas- Eu não gostei nada da atitude dessa Vaca Mesquinha. Ela não aprendeu nada do que seus pais ensinaram. Há certas coisas que nós aprendemos em casa, desde pequenos: repartir nossas coisas com os irmãozinhos, ajudar a quem está em dificuldade, partilhar o lanche com os colegas da escola... A Vaca só pensava nela. Não quis repartir seu leite com os cabritinhos, nem dar alimento para os porquinhos. Ela não esperava que o Rei Leão viesse visitar sua casa e dar uma herança para quem sabe repartir. É assim a vida. O Rei Leão é Jesus que um dia também virá nos visitar e irá fazer a mesma coisa que nós vimos na historinha. Ele irá premiar quem soube repartir, cuidar dos outros e ajudar quem precisa. O Rei Leão lembrou: “A Mãe Natureza nos fez todos, irmãos. Se você ajuda um necessitado é a mim que você está ajudando”. Foi isso que Jesus ensinou: “o que fazemos para qualquer um de nossos irmãos é a Ele que nós estamos fazendo”. Por isso, precisamos ficar atentos, vigilantes e acolher a todos que nos procuram. Acolher o outro é acolher Jesus.
-
Não basta falar é preciso executar- Essa historinha acontece todos os dias. Há muita gente que não cumpre a sua palavra. Gostam de se mostrar e de falar de suas virtudes, mas não praticam nem cumprem. As aparências enganam. Marinilda era considerada má por sua postura e modo de tratar o seu paizinho. Mas, na verdade, o seu coração era bom. Ela se negou a fazer a vontade do pai, mas depois se arrependeu. Enquanto a Berenilda fez bem o contrário. Parecia muito boa, atenciosa, obediente, mas, ela não conseguia colocar sua palavra em prática. Por isso, quem recebeu a bela coroa foi a princesa Marinilda que se arrependeu e obedeceu. Foi isso que Jesus quis ensinar no evangelho. Ele disse que o Pai do céu fica muito feliz com aqueles que ouvem e praticam. Não basta prometer, é preciso fazer. É preciso executar.
-
Viver aqui, se preparando para viver lá"- A cada dia a gente aprende uma nova lição, não é verdade? Eu gosto muito de jardins e de flores, por isso, fiquei feliz ao ver todas as flores felizes procurando viverem unidas e se ajudarem. A única flor que estava destoando do conjunto era a Rosa Negra. Mas a professora Margarida foi muito inteligente e não desprezou nem ignorou a Rosa Negra por causa de seu egoísmo e apego às coisas materiais. Ela foi ensinando a todas as flores o que deviam fazer para fazer parte do Jardim do Amor Perfeito. Vocês querem ir para lá também, crianças? Creio que todo mundo aprendeu a lição, inclusive a Rosa Negra porque ela acabou resolvendo mudar de vida. Abandonou seus bens materiais, repartiu e pensou somente em viver bem porque isso era o mais importante. Aliás, vocês já sabem: do nosso jardim nós não levamos nada, apenas “os atos de amor que construímos aqui e agora”. Convido vocês, crianças, a tomarem um pedaço de papel e anotarem, nesta semana, todos os atos de amor que vocês praticarem. Combinado?
-
O coelho investigador- A historinha está nos pedindo para nós abrirmos bem os nossos ouvidos para ouvir o chamado do Vagalume. Bem fez o Rei Leão de pedir ao Coelhinho Ligeiro que fosse investigar. Ele sabia que muita gente traz más notícias, e fake news também, por isso, queria conhecer a verdade. E ele lá foi o coelhinho buscar a verdade, mas não foi muito legal com a tartaruga e a gatinha que encontrou pelo caminho. E foi o pássaro que chamou a atenção dele. Assim que precisamos fazer: Jesus chama isso de “correção fraterna”, ensinar as pessoas a corrigirem os nossos erros. E a surpresa veio depois, porque o Vagalume tirou todas as dúvidas do coelhinho: Ele não era o Cordeirinho, era apenas o mensageiro que vinha preparar a sua chegada. Essa historinha está no evangelho de São João 1,6-8 + 19-28. Está chegando o Natal e nós também precisamos nos preparar para essa Festa Maravilhosa porque é o Filho de Deus, o próprio Deus que vai nascer para nos ensinar que devemos viver como irmãos, cuidar uns dos outros e também da natureza e dos animais. É a Fraternidade Universal.
-
Pão Puro- Que historinha animada, hein?! Creio que todos vocês gostaram e ficaram com água na boca. É pão, alface, maionese, catchup, sanduba, todo mundo se unindo para participar da Festa do Arnô Escargô. Isso que é felicidade. No começo não havia muito entendimento e entrosamento, mas depois, com a conversa, a troca de ideias, opiniões, cada um percebeu que o melhor mesmo era buscar a união porque a Felicidade, quer dizer, a Bem aventurança estava na comunicação, na ajuda mútua, na união de todos. É como subir numa montanha: no início a caminhada é meio difícil, mas na medida em que um vai ajudando o outro na subida, a felicidade vai crescendo e todos vão se sentindo felizes. Assim é a Vida. Foi isso que Jesus veio ensinar no alto da montanha. Ele disse que ser manso, construir a paz, ser misericordioso e justo é o melhor caminho para ser feliz. Obrigado, Senhor, por esse belo ensinamento. “Se todos colaborarem a Festa vai ser maravilhosa”
-
Abelhuda e a Banda da Amanda- Oi, amigos e amigas, eu não gostei nada da atitude da Abelhuda que veio destruir todos os instrumentos. Isso não está certo. Nós precisamos reconhecer as boas qualidades dos outros e procurar respeitar. É da união que surge a alegria e a felicidade. Quem colaborou muito foi a Amanda que mostrou para a Abelhuda como precisamos nos comportar. O egoísmo destrói a felicidade, a união e a alegria. Essa foi a missão da Amanda que está lembrando o papel do Espírito Santo na nossa vida. Vocês viram como ficou bonita a banda? Todos participando: inclusive a Abelhuda com a abelhinha, puderam fazer sucesso. Nós aprendemos hoje que, depois de cumprir sua missão aqui na terra, Jesus voltou para o Pai e nos enviou o Espírito Santo. Ele está presente dentro de nós e nos inspira a amar, respeitar, partilhar e confiar. Vocês entenderam? O Espírito Santo é representado por uma pomba e Ele apareceu assim no batismo de Jesus no Rio Jordão. Vamos ouvir sempre a voz do Espírito Santo que nos ensina e nos ajuda a amar, respeitar, partilhar e confiar.
-
A paz esteja sempre com você- Todos conhecem a história do Rei Mafusa? Ele governava com amor e sabedoria, e somente fazia o bem a todos, mas um dia, por causa da inveja, da ambição e da cobiça, ele passou por muito sofrimento e foi morto. Timão e Pumba sabiam que Mafusa iria voltar porque estava vivo, por isso ficaram muito felizes quando ele apareceu de novo. Que alegria! Mas, quando contaram esse fato ao Simba ele não acreditou de jeito nenhum, e até os chamou de mentiroso. Ele queria ver o Rei para acreditar. E um dia, isso aconteceu. Quando a bicharada se reuniu de novo, Mafusa apareceu e a verdade se tornou visível para Simba. Ele acreditou. Assim aconteceu com aquele discípulo chamado Tomé, como fala o evangelho de João: ele somente acreditou que Jesus Ressuscitou quando viu de novo Jesus e tocou em suas feridas. E assim ficou célebre a expressão: “Só acredito, vendo!”. Mas isso, não é verdade! A fé vê além das aparências.
-
Rosalândia, comunidade de amor."- A Borboleta quer convidar vocês para fazerem uma visita à Rosalândia, uma cidade de muita alegria e amizade. Nesse lugar todas as flores são felizes porque sabem partilhar as coisas boas que receberam da Mãe Natureza. Elas conheceram o Jardineiro Jairo e aprenderam como se deve viver. É uma maravilha a vida na Rosalândia. É uma pena que na Espinholândia as flores sejam muito egoístas e “espinhudas”: elas não sabem viver e não são felizes porque são muito egoístas, maldosas e não querem repartir nada do que têm. O Jardineiro Jairo veio ensinar justamente o contrário: Ele veio ensinar que as flores somente poderão ser felizes se houver entre elas união, amizade, partilha, alegria e ajuda mútua. Jesus é esse Jardineiro enviado por nosso Pai do Céu para construir entre nós uma cidade como Rosalândia. Eu quero convidar vocês agora a conhecer todos os ensinamentos de Jesus. Ele é comparado ao Jardineiro porque veio semear em nosso coração, sementes de alegria, de bondade, de compaixão, de solidariedade e de fraternidade. Quem quer conhecer o Jardineiro levante a mão!
-
Fé e gratidão do João- Essas crianças se divertiram bastante, passaram momentos de felicidade, brincadeiras e alegria. Mas, tudo ficou difícil na hora em que apareceu Horrenda e transformou todas elas em algodão. Ainda bem que a Fadinha Madrinha está sempre presente para salvar a situação. E as crianças confiaram muito no poder da Fadinha. Só tem uma coisa: depois que a Fadinha as salvou e as fez voltar a ser crianças, todo mundo foi embora correndo e feliz, mas se esqueceram de agradecer aquele benefício que receberam. Somente quem voltou para agradecer? O JOÂO. Jesus é como a Fadinha que está sempre por perto de nós e nunca nos abandona. Ele foi enviado pelo Pai para trazer saúde, alegria, felicidade e muita paz. E Ele fica muito contente quando nos lembramos de agradecer. “A gratidão é uma atitude que brota do coração de quem se sente amado por mim”, disse a Fadinha Madrinha. E é isso que aprendemos hoje com Jesus. Vamos agradecer sempre. Sempre.
-
A porta estreita- Como é bom a gente encontrar um amigo para caminhar junto. Podemos conversar, brincar, repartir o pão e aprender muitas coisas boas. Vocês viram como foi a caminhada da gata Gracinha e da cachorra Flofy. Os dois queriam ir para o céu e seguiram a mesma direção, mas quem estava melhor preparada era a gata Gracinha porque ela sabia que a porta do céu era muito estreita e se fosse viver como a cachorra não conseguiria passar pela porta. Ela tinha o coração aberto para todos e procurava ajudar a todos os que passavam pelo seu caminho: curou as feridas do coelhinho, deu o seu sapato para ele, repartiu seu lanche com quem estava com fome, e ajudou a cachorra a ver como ela estava errada sendo muito egoísta e só pensando em comprar, comprar, ajuntar, acumular, guardar, mesmo vendo tanta gente passando necessidade... A gata Gracinha fez o papel de Jesus que mostrou para a cachorra como ela estava errada e precisava mudar. Jesus também nos avisou: “A porta é estreita. Não adianta viver somente pensando em coisas materiais e deixar de praticar a bondade, a caridade, a solidariedade. Para entrar no céu não precisamos de muitas coisas, apenas a prática da fé, da esperança e da caridade”.
-
Viva! A cigarra escolheu a vidaEssa historinha vem nos ensinar que nós podemos aprender com nossos próprios erros e com os erros dos outros. Vocês viram como a cigarra andou fazendo muita coisa errada? Ela não valorizava a vida e acabou sofrendo muito. É assim que acontece com quem não segue o caminho certo. Mas sempre nós encontramos pessoas boas como a Formigueti e sua mãe que deram apoio à cigarra e lhe mostraram que o melhor que fazemos é reconhecer o próprio erro e mudar de vida. Assim aconteceu: “ela escolheu a vida”, como disse Jesus um dia: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz... Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão...” (Jo 10,27-28).
-
A água e o homemQue história triste, não é? As coisas estão piorando. O Rio Ryan estava muito triste porque percebeu que as pessoas estão cada vez mais egoístas e não percebem que estão prejudicando elas mesmas. Os dois garotos, Mateus e Rodrigo, não são os únicos a sujarem os rios. Há muita gente grande que está fazendo muito pior. Vocês viram: as indústrias estão jogando óleo e produtos químicos nos rios e mares, estão arrancando todas as plantas das margens, deixando os rios e lagos muito poluídos. Jesus observava tudo o que acontecia. Vocês já viram o que está escrito na Bíblia? “Produzam as águas uma multidão de seres vivos... e Deus criou os monstros marinhos, e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas... e Deus os abençoou... e Deus viu que tudo era bom... E disse ao homem: ‘cuidai dos peixes do mar...” (Gen 2,20-21.28). Guardem bem esta lição: “se os rios morrem, morrem também as plantas e os animais”.
-
O perdão gera amorNa vida nós sempre haveremos de encontrar uma Cavaleiro Real que nos ajuda a ver os acontecimentos com clareza. Está certo que a Caroline errou, e errou feio, porque estragou toda a festa que deixou as irmãs, Aurora e Charlote muito nervosas. Mas quando isso acontece não adianta tomar uma decisão porque acabamos julgando mal. Vocês viram? Elas ouviram a palavra do Cavaleiro Real e perceberam que, um dia, a Caroline tinha feito uma boa ação ao perdoar a irmã que quebrara sua coroa. É assim que se faz. Errar, todos nós erramos. Não somos perfeitos e não podemos exigir demais dos outros. Nem julgar. Enfim, tudo terminou bem porque descobriram que “o perdão gera amor” (Jo. 23,41-42).
-
A missão da bailarina PernalinaQue missão bonita dessa bailarina, hein! Vocês gostariam de participar também dessa missão? Ela não teve medo das idéias que divulgavam sobre Saci e Corrupira. Ela enfrentou a situação porque tinha um ideal: “fazer o bem!” Por isso, deixou os alunos para trás e saiu em missão. E vejam só! Acabou descobrindo que eles não eram maus, apenas estavam defendendo a floresta. De fato, isso está acontecendo, e eles inventaram essa maneira, pondo medo nas pessoas, para afugentá-los. Jesus também deu uma missão para cada um de nós. Cada um tem um ideal, um talento, e pode colocar isso a serviço do bem.
-
Confiar na Palavra de JesusVocês gostaram da historinha? A vovó é sempre esperta e sabe contar as histórias de Jesus. Esses dois meninos mostraram muito bem que é preciso estar sempre atento porque Jesus nos mostra sempre o que devemos fazer. Sua palavra nos dá segurança, mas nós precisamos confiar e fazer tudo o que Ele nos pede. Às vezes acontece conosco o que aconteceu com Wilibaldo e Aderbal: estamos cansados, desanimados, tristes, com preguiça e não queremos obedecer. Quando nós obedecemos o resultado é sempre maravilhoso. E tem mais: cada um tem uma missão a cumprir aqui na terra: pode ser em casa, na escola, no trabalho ou na igreja. Vamos ficar bem atentos para ouvir a Palavra e colocá-la em prática.
-
Parar para ouvirA vida nos ensina muita coisa. Nem sempre sabemos trabalhar em equipe e trabalhar colocando amor e carinho em todas as coisas. Somos muito violentos com a natureza e com o modo de fazer as coisas. O Mestre tentava pôr calma nas pessoas, mas foi a Branca de Neve quem deu as melhores instruções. Ela falou certo: “Porque vocês não tentam tratar a rocha com carinho? A natureza sabe agradecer quando retiramos dela aquilo que precisamos...” E é importante também aquilo que ela disse para o Zangado: “Você se preocupa e anda agitado por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária”. Ou seja. É preciso saber parar para ouvir, não adianta se desgastar no trabalho e não fazer as coisas com amor e carinho.
-
O bom pastor: Ensinamento em ritmo de RAPQue legal, esse teatrinho, hein?! Nós aprendemos que no mundo sempre encontramos um Romário, um Lobo Mau e um Bom Pastor. Tem gente como o Romário que não quer o nosso bem, só está interessado em ganhar dinheiro e tirar proveito para si mesmo de todas as coisas. Tem um coração egoísta. Tem gente também que nos engana e só quer nos levar para o mau caminho como o Lobo Mau. Nós somente devemos ouvir a voz do Bom Pastor. Ele, sim, nos chama pelo nome, nos conhece e cuida de nós. Quando alguém está doente ou foge do rebanho o Bom Pastor vai procurar. Ele nos defende contra o inimigo e nos alimenta com sua Palavra.
-
A índia Potira com suas ovelhinhasNós não temos uma índia Potira para cuidar de nós, nós temos o Bom Pastor que é Jesus. Ele nos chama pelo nome, cuida de nós e nos defende contra o Lobo que quer nos atacar. O Lobo são todas as pessoas que querem nos levar para o mal caminho. Às vezes, se fingem de pessoas boas para nos enganar. Precisamos ser fortes e sempre ficar junto da índia Potira, quer dizer, do nosso Pastor que é Jesus.
-
Vida e alegriaNa nossa vida muitas vezes encontramos um Cacto cheio de espinhos que é muito egoísta e não quer ajudar ninguém. Mas temos que confiar na Mãe Natureza que sempre vem ao nosso encontro para nos animar e dar vida, assim como fez com a Palmeira que morreu de sede. A Mãe Natureza é Jesus que vem nos dar vida e é capaz de mudar as pessoas, assim como aconteceu com o Cacto. Ele era egoísta e depois mudou. Assim como Jesus cuida de nós, precisamos cuidar uns dos outros porque somos irmãos.
-
A missão do Rei LeãoO Rei Leão é Jesus que veio nos ensinar que precisamos viver sempre unidos, como irmãos. Ninguém pode tirar o lugar de nosso Rei na comunidade: podemos encontrar na sociedade muitas onças que querem tomar o lugar do Leão. Somente Jesus nos dá coragem para vencer os inimigos e é capaz de mudar aqueles que não seguem os seus ensinamentos. Só Jesus tem a coroa do amor que transforma nossos corações e nos mantém sempre unidos.
-
PAZlândiaA Igreja Católica é essa grande Família chamada a viver em paz e construir a paz. Jesus é o Pazlino que escolheu Brasilina para cuidar de todos nós. Ele é que tem a chave desse País onde moram pessoas que vieram de todas as nações, como Japinina e Alemano. Brasilina é o Papa, aquele que é escolhido por Jesus para nos confirmar na fé, ajudar a viver a fraternidade e construir a unidade entre pessoas e países tão diferentes.
-
O casamento de Lalo e LalinhaQue casamento bonito, hein? Mas nós aprendemos uma boa lição. Quando vamos a uma festa não podemos fazer como a perua Perla que quis chamar a atenção de todos e ocupar o primeiro lugar. Ela passou vergonha porque quem foi escolhida para ser a madrinha foi a dona Gansa que estava bem humilde no seu lugar. Assim devemos nos comportar na vida: simplicidade, humildade, generosidade... e só fazer o bem.
-
O livro especial - Dia da BíbliaAlana e Ariel descobriram um livro muito precioso. Ele não ensina matemática, nem geografia, nem inglês. Ele nos conta uma história muito bonita: uma história de amor de um Pai que nos ensina tudo o que devemos fazer para ser feliz: ajudar os doentes, cuidar da natureza, dar atenção aos mais velhos, repartir aquilo que temos... (dê alguns exemplos de sua comunidade). Você tem esse livro na sua casa? Onde está? Leia sempre para aprender a viver melhor e dar alegria a Deus Pai.
-
Feliz aniversário, Risadinha!"Mas que festinha bonita, hein? Todo mundo gosta de festejar seu aniversário, não é? Mas esta festa foi muito especial porque todos os que participaram receberam uma missão. Assim também é a nossa vida: quando nascemos, Deus nos dá uma missão para cumprir. O Evangelho nos mostrou que João Batista, o primo de Jesus, também recebeu uma missão muito importante e não podia falhar como fez Robô Sabe Tudo. Quem cumpre sua missão se sente feliz e recebe uma recompensa.
-
O jardim de AladimA borboleta veio nos ensinar que no meio de nós também existe um jardim maravilhoso onde encontramos o Amor Perfeito. Ele é o próprio Jesus que veio ao nosso encontro para nos ensinar a praticar o amor a nossos pais, aos colegas da escola, e lembrar que o perdão é a virtude que nos deixa mais felizes. Vamos ouvir sempre os conselhos de nossos professores e nossos pais que são como Aladim que nos mostram o que é melhor para nós.
-
A liga dos super-heróisVocês sabem que todos nós fazemos parte desse Grupo dos Super Heróis? E nós temos um Chefe também. Ele está sempre conosco, mas nós não podemos vê-lo. Não podemos ser como o Homem de Ferro que só acreditou quando ficou na presença do Chefe. Jesus é esse Grande Chefe, Pastor e Rei que está sempre conosco e nos dá uma missão: primeiro, viver e praticar o que Ele nos ensinou, e depois, ensinar aos outros a trabalharem “na defesa do Bem e da Paz”
-
Acreditar para tudo melhorarVocês viram que essas flores eram muito felizes até que apareceu a Erva Daninha. Ela fazia mal a todo mundo, mas as flores nunca deixaram de acreditar no poder delas. Quando o Rosa morreu, foi a Naturalina que a salvou. Jesus é a Naturalina que venceu a morte e ressuscitou a Rosa. Quando Jesus morreu na Cruz e ressuscitou ele venceu a morte. Quando Jesus voltou para o Pai Ele disse: “Não tenham medo! Eu estarei sempre com Vocês. Eu vim trazer a Vida. Eu venci a morte”!
-
Deus salve os pais!Mas, que família feliz, hein! Que coisa bonita: pais e filhos unidos no amor, no perdão e na alegria de viver. Esse é o grande sonho de Deus para todos nós. Que gesto bonito da Henriqueta que planejou essa festa dos filhos junto com seus pais. Foi isso que Jesus disse na última Ceia quando estava se despedindo dos apóstolos: “Que todos sejam Um como Eu e o Pai somos Um”. Evangelho de João, capítulo 17. O perdão e a união traz alegria aos pais.
-
ANIMALândiaMas que história bonita, hein! Essa família fez uma ótima escolha. Deu tanto valor aos animais que foram capazes de vender tudo o que tinham para ficar com o Parque e os animais. Não devemos maltratar os animais como fazia Horlenda: ela não dava valor àqueles animais e os maltratava. Quando nós damos valor a uma coisa também devemos deixar para traz o que tem menos valor. Precisamos saber escolher, assim como fez essa família e a história contada por Jesus.
-
Anunciando JesusQue historinha bonita! Eu gostei muito da atitude da Nicole. Ela não brigou com a Patrícia ao ver que ela era muito egoísta e só pensava nela. Tentou conversar e mostrar como deve ser nosso relacionamento com os outros. E quando a Patrícia desprezou a Maria, só porque ela era pobrezinha, ela ensinou a acolher e partilhar. Sabe o que ela estava fazendo? Estava anunciando Jesus de uma forma prática. Com sua vida. Isso a gente aprende na catequese e na missa. A gente aprende a praticar.
-
A estrela do mar que ensina a amarTodos nós somos como esses peixinhos que precisam da visita da Estrela do Mar. Às vezes também somos envenenados pelo Polvo que quer nos levar para o mal caminho. A Estrela Mara veio trazer uma boa notícia: Ela veio preparar os caminhos para a chegada da Princesa Ariel. Ela está lembrando a figura de João Batista que ouvimos no Evangelho: ele vem preparar a chegada de Jesus. Nós também estamos preparando o Natal. É tempo de Advento. Precisamos praticar as lições que Mara nos trouxe na historinha. Vocês se lembram? Acolher, repartir, visitar, perdoar...
-
Vigilantes e sempre atentosNós também não podemos aceitar a mensagem do Tic Tac porque ele não quer se preparar para a chegada do Rei. Mas a Raínha tem razão: é preciso se preparar porque não sabemos nem o dia nem a hora que o Rei virá. Jesus também avisou o povo: é preciso ficar atento; o tempo passa depressa, por isso, precisamos nos preparar para a vinda do Rei procurando praticar boas ações, como fez a Raínha: cuidar dos doentes, ajudar o próximo, ser solidário, perdoar e partilhar.
-
AVEnturaVocês acham que o Urubu está certo? Ele tomou posse do ninho que não era dele e maltratava todo mundo que falava com ele. Não respeitou ninguém, nem mesmo o AVElino Júnior, o filho do Rei. Nós precisamos fazer como a Árvore que ensinava todas as aves a seguir a voz do Cordeirinho. Quem quiser seguir Jesus, o Cordeirinho enviado pelo Pai, precisa obedecer aos pais, não brigar com os outros, saber perdoar, não mentir e ajudar a quem precisa.
-
Corrigir no amorCreio que ninguém gostou da Florentina. Não estava certo o que ela fazia escondendo água só para ela. Mas vocês viram como as amiguinhas se comportaram? Primeiro a Florbela foi conversar pessoalmente com ela. Depois Florbela chamou Florinda e as duas conversaram com a Florentina tentando mostrar que ela estava prejudicando os outros. Como ela não aceitava a correção fraterna, chamaram o Jardineiro e ele reuniu todas as flores para conversar com Florentina. Foi assim que ela reconheceu seu erro. Jesus fica feliz quando corrigimos uma pessoa com nosso amor e nosso carinho, ao invés de falar mal e criticar a pessoa.
-
De SoliTária a SoliDáriaFesta Junina é uma coisa deliciosa, não é? Vocês viram como a Porca, o Burro e outros animais fizeram bem na vida da Vaca? Ela vivia sozinha, só conversava com seus bichinhos de pelúcia e era muito infeliz. Foi a Porca que abriu a porteira do coração da Vaca Pintada e fez com que ela repartisse seus doces e salgados com todo mundo. Quando ela aceitou a companhia dos outros animais a sua vida mudou. Jesus nos disse que é feliz quem sabe repartir, ser solidário e conviver com os outros.
-
Arraial no GalinheiroEu sei que todos vocês gostam de uma boa festinha, não é verdade? Uma festa é muito boa quando todo mundo colabora, procura fazer o bem e descobre novas amizades. Mas sempre encontramos uma Raposa que quer estragar a festa fazendo coisas erradas. Eu gostei da presença do Vovô Amoroso. Ele era querido por todos porque sempre ensinava como ser bom: não brigar, respeitar os mais velhos, partilhar nossas coisas, obedecer sempre, não mentir e não enganar ninguém. O Vovô Amoroso é como nosso Pai do céu que quer sempre a nossa felicidade, ensinando a ser solidários e praticar o bem.
-
A Lei do AmorVocês conhecem alguém como a Gabriela? Quando encontramos alguém assim, não devemos desprezar ou colocar de lado. A Clarinha, filha da empregada, estava sofrendo muito, mas não desanimou. Ela conhecia a Lei do Amor, e por isso tinha certeza que um dia a Gabriela iria mudar seu comportamento. Deus nos deu as Leis para nos orientar e dar segurança, assim como os sinais de trânsito. Esses sinais não são para nos tirar a liberdade, mas para nos orientar e fazer felizes. Na missa e na catequese sempre aprendemos como praticar a Lei do Amor. Mas, os pais são os primeiros que devem ensinar a seus filhos, com a palavra e, sobretudo, com o exemplo.
-
Uma visita para a VovóSerá que vocês também gostam de visitar a vovó? Gostam de levar presentinhos para ela? Eu fiquei feliz ao ver essas crianças preparando presentes para agradar a vovó. Eles não foram comprar na loja nem no Shopping. Cada um fez o que pensou ser melhor. Pois, é: tenho certeza que Gabriel, Giovana e Giseli sempre ganhavam muitos presentinhos da vovó, mas desta vez fizeram questão de retribuir. É assim mesmo. Essa vovó nos lembra Jesus que gosta muito de nós e nos dá muitos presentes. Esses três irmãos nos lembram o três Reis Magos que foram levar presentes para Jesus que nasceu em Belém. Jesus é o Filho de Maria e o Filho de Deus. Dar presente é uma forma de expressar nosso amor. E de agradecer o amor que recebemos.
-
Bondade gera felicidadeOlha, crianças, até eu fiquei com medo do Lobo Mau. Ele era muito bravo e só pensava em dominar os outros e usar de violência. Às vezes nós encontramos pessoas assim perto de nós, não é verdade? Acontece que também encontramos pessoas iguais ao Elefantino: gente mansa, carinhosa, que sabe tratar as pessoas com bondade e amor. Gostei muito do Elefantino. Com sua paciência e bondade ele conseguiu convencer o Lobo Mau que ser bom é o caminho para o sucesso e para a felicidade. Que legal, hein? Agora não precisamos mais ter medo do Lobo Mau porque ele mudou de atitude de vida. Vocês sabem, crianças, que um dia Jesus também ensinou a todos os seus discípulos esse caminho do sucesso e da felicidade. Ele fez como o Elefantino: veio mostrar que a Lei Antiga, a Lei da violência e do mau não traz felicidade. Essa Nova Lei, Ele chamou de Bem Aventurança. Lei da Felicidade.
-
Os 7 anões e suas religiõesQue situação difícil, hein? Aqueles anões estavam fazendo uma coisa boa, levando a boa mensagem para outras pessoas, mas eles mesmos estavam muito desunidos. Viviam discutindo sobre a religião que praticavam. Vocês viram que a Branca de Neve ficou muito triste com essa situação. Mas quando veio o Anjo do Céu para conversar com eles, a situação mudou. Eles perceberam que a união entre eles era importante para ajudar as outras pessoas a serem melhores. E quem pedia isso era Jesus que nos ensinou a viver unidos, no amor e na fé. Quando voltou para o Pai Ele prometeu que estaria sempre ao nosso lado para nos dar coragem e amor. Deus nos dá muitos presentes também. Não podemos esquecer de agradecer!
-
O trem da alegria está próximoQue aviso importante trouxe a Vaca Filomena! Ela foi para a estação e estava bem preparada para pegar o Trem da Felicidade. Mas o Burro Belarmino andava muito distraído e sonolento. Ele não conseguiu cumprir a tarefa que a Vaca lhe deixou. E ninguém o ajudou a ficar acordado e preparado. Mas quando chegou o Trem, quem ficou feliz foi a Vaca: ela estava firme e vigilante. Jesus veio para nos avisar: é preciso estar bem preparado, firme e vigilante. Quem não está preparado para a viagem precisa começar agora sua preparação, sendo bondoso e vivendo como irmão de todos, sempre praticando o bem. Quem está disposto a ficar firme e vigilante, levante a mão!
-
Jesus quer a União, a Comunhão"Hoje eu aprendi essa lição: “A corrente do Bem não tem dono”. Foi isso que o Bem Te Vi veio ensinar. Foi ele que mostrou ao tucano e ao papagaio que precisamos acolher a todos. Eles estavam muito certo em socorrer a todos os outros animais que precisavam de ajuda, mas não deveriam excluir a Arara só porque não era do grupo. Quem sou eu para proibir os outros de praticar a caridade? Devemos sempre buscar a união e a comunhão com os outros. “Sempre cabe mais um”: não é assim que costumamos dizer? O Bem Te Vi está repetindo a mensagem de Jesus que está no evangelho: acolher a todos e não excluir ninguém. Quem acolhe a Jesus em seu coração e na sua vida, sempre participa da Corrente do Bem e busca a união com todos os que fazem o Bem. A união faz a Força.
-
Mar de AmorOi, Crianças, vocês se lembram dos ensinamentos de seus pais? Eles nos ensinam muitas regrinhas de educação desde pequenos. Todas as famílias também têm suas normas e regras. As religiões também. Os convidados da Estrela do Mar conheciam também essas regras de educação, mas não as praticavam com amor. O que o Rei do Mar estava ensinando é que do coração de cada um é que sai a inveja, a mentira, o orgulho, a ambição, a falsidade. Isso é ruim e isso faz mal à pessoa. Por isso o Rei do Mar elogiou muito o Polvo porque ele tinha um coração bom e praticava boas obras. Foi apresentado como exemplo porque não falava mal de ninguém, não era invejoso nem egoísta, repartia com os outros o que tinha, cuidava dos doentes e era solidário. É assim que entendemos a Palavra de Jesus no Evangelho: “O que mancha o Homem é a maldade que sai de seu coração, e não, o que vem de fora”, o não cumprimento de regras de educação.
-
A água e o homem- Que história triste, não é? As coisas estão piorando. O Rio Ryan estava muito triste porque percebeu que as pessoas estão cada vez mais egoístas e não percebem que estão prejudicando elas mesmas. Os dois garotos, Mateus e Rodrigo, não são os únicos a sujarem os rios. Há muita gente grande que está fazendo muito pior. Vocês viram: as indústrias estão jogando óleo e produtos químicos nos rios e mares, estão arrancando todas as plantas das margens, deixando os rios e lagos muito poluídos. Jesus observava tudo o que acontecia. Vocês já viram o que está escrito na Bíblia? “Produzam as águas uma multidão de seres vivos... e Deus criou os monstros marinhos, e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas... e Deus os abençoou... e Deus viu que tudo era bom... E disse ao homem: ‘cuidai dos peixes do mar...” (Gen 2,20-21.28). Guardem bem esta lição: “se os rios morrem, morrem também as plantas e os animais”.
-
Um convite à mudançaA Vaca e a Borboleta tiveram uma boa conversa e tinham opiniões e atitudes diferentes. Eu gostei de ver como a Borboleta conhecia bem os ensinamentos do Rei Leão e procurava colocar em prática. Ela fez um papel bonito: diante do orgulho e vaidade da Vaca ela não ficou quieta, procurou mostrar a ela como era importante ser diferente. Ela participava sempre do Grupo do Macacalhães e tinha muita vivência. No fim a Vaca compreendeu que era melhor mudar sua atitude. Ela seria mais feliz se seguisse os ensinamentos do Rei Leão. É isso mesmo que O Rei Leão pede: Rei Leão, não, o nosso Mestre Jesus: fazer o bem a todos, cuidar dos mais fracos, perdoar a quem nos ofende, não fazer distinção entre pessoas e não exclui ninguém...
-
Vamos lutar pela vidaHoje nós também estamos vendo muitas coisas ruins acontecerem. Mas o Cordeiro veio dizer para nós que não é para ter medo. Ele apenas veio avisar que precisamos ter coragem e praticar o bem. Esse Cordeiro é Jesus. Assim como a árvore, a flor e o rio tomaram a decisão de cuidar da natureza, ajudar os outros, assim cada um de nós pode lutar e fazer alguma coisa para mudar o nosso mundo. O Cordeiro vai ficar contente e o sol da fraternidade vai brilhar de novo.
-
Dumbo no Reino das alturasA Sra. Jumbo é a mãe maravilhosa que todos queremos para nós. Ela está sempre ao lado de Dumbo para ajudá-lo em todos os momentos. Ela não só cuida bem de seu filho e o orienta, mas também sabe dividir seu tempo visitando e ajudando outras pessoas. Eu conheço muitas mães como a Sra. Jumbo. Quando eu era pequeno minha mãe me contou a história de uma mãe que estava esperando um bebê que vinha do céu. Ela se chamava Maria, e como sinal de agradecimento por essa alegria de ser mãe, ela foi visitar sua prima que estava grávida. Ela não se chamava Jimba, não, chamava-se Isabel. Hoje nós estamos aprendendo uma lição muito importante: se nós formos obedientes, carinhosos, soubermos perdoar quem nos ofende, tivermos um coração que sabe repartir e ajudarmos outras pessoas que precisam de nós, uma Estrela também virá do céu para nos levar para o Reino das Alturas onde tudo é maravilhoso. Mas, para chegar lá não é preciso ter duas orelhas grandes, não!
-
Vamos nos preparar para a Grande FestaVocês sabem que no mundo existem muitas pessoas iguais à zebra? Somos todos iguais, egoístas, consumistas, preocupados demais com os bens materiais. Fiquei com muita pena de zebrinha Zabelli que foi falar com sua mãe e ela nem ligou para a filha. Isso os pais não podem fazer com seus filhos. Os pais precisam ter tempo para os filhos, mesmo quando estão muito ocupados. Quem trouxe uma boa notícia para a Zoraide foi o Vagalume. Ele foi um verdadeiro mensageiro do bem. Disse claramente que o Natal é um grande Festa e que a vida não é só dinheiro e aparência. Disse também que essa Festa exige de nós muita preparação: é um tempo para ver “o que estamos fazendo de errado para nos corrigir”. É um tempo para procurar a mudança do coração, do modo de ver e de tratar as pessoas. Foi isso que fez João Batista no deserto, conforme nos fala o evangelho. Ele conseguiu modificar o coração de muita gente e ajudar na preparação para a Grande Festa que aconteceu no Natal com o Nascimento de Jesus. Hoje devemos fazer a mesma coisa.
-
O que eu fiz com os talentos que recebiA Dora trouxe para nós alguns personagens bem conhecidos, vocês se lembram? Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela e até o Lobo Mau que mudou de vida. Aliás, todo mundo pode mudar de vida, de comportamento e de atitude. Basta querer e pedir a ajuda de Deus. As três personagens receberam uma tarefa muito importante: trabalhar e se esforçar para “colocar seus talentos a serviço do bem e da vida”. E o que aconteceu? A Cinderela foi muito egoísta, entrou no livro, dormiu e não multiplicou os seus talentos. Jesus também deu para nós muitos talentos. Nós não devemos guardar esses talentos só para nós porque um dia a gente pode perder tudo. É colocando a serviço dos outros que a gente desenvolve esses talentos e os multiplica. Jesus fica contente conosco quando reconhecemos que não fizemos a coisa certa e mudamos de vida, assim como aconteceu com o Lobo Mau e a Cinderela. Nessa semana vocês vão descobrir quais são os seus talentos e o que estão fazendo para colocá-los a serviço do bem e da vida.
-
O importante é tocar com amorA Banda da Amanda fez muito sucesso pelo mundo porque tocava com amor. Mas o Bumbo e o Teclado não entenderam bem as lições da Amanda e fizeram muito mal em ficar discutindo e brigando para saber quem era o maior e o melhor. Isso não existe. Todos os instrumentos são iguais, cada um tem uma função na Banda e se cada um faz a sua parte o sucesso vem para todos. A atitude do Violão que foi ajudar a Flauta foi elogiada pela Amanda porque foi isso que ela sempre ensinou: cada um tem que ser solidário com os outros, e estar atento para ajudar quem passa necessidade. Não é isso que nós aprendemos na Catequese? Nós aprendemos a “amar como Jesus amou” e fazer tudo por amor. E aprendemos também que devemos nos preocupar em ser grande por dentro, e não apenas, por fora.
-
Os 90 anos da vovóVocês notaram bem? Desta vez o Lobo Mau foi até a casa da vovó da Chapeuzinho Vermelho e quis confundir as pessoas. Apresentou-se como uma senhora de idade e quis atrapalhar a festa. Todos estavam contentes e estava tudo correndo bem. Até o Lobo Mau foi bem acolhido porque a vovó sempre ensina que todos são irmãos e que devemos acolher a todos, e não devemos excluir ninguém de nossa amizade e de nosso grupo. E Chapeuzinho Vermelho não se deixou enganar. Ao invés de expulsar o Lobo Mau da festa, a vovó e Chapeuzinho conversaram com ele, e expulsaram o Mau que estava dentro do Lobo. E ele entendeu bem e passou a gostar dos outros e seguir os ensinamentos da vovozinha. E todos ficaram muito admirados. É assim que acontece em nossa vida: podemos encontrar pessoas que têm maldade no coração e querem nos levar para o mal caminho. Mas estamos atentos para ouvir sempre a voz de Jesus que nos convida a viver como irmãos, cuidar um do outro, perdoar e levar para o bom caminho. Temos que acreditar: assim como o Lobo Mau, muita gente pode mudar de vida.
-
Vamos orar e nos prepararVocês viram como vivia feliz o Príncipe Leonildo? É porque Ele fazia tudo certo e sempre obedecia ao seu Pai. Ele foi para o deserto porque ali Ele encontrava o silêncio necessário para falar com seu Pai e ouvir seus ensinamentos. Viram o que aconteceu? Apareceu a cobra querendo levar o Príncipe para a desobediência e fazer o contrário que o Pai lhe pedia. Isso acontece na vida de todas as pessoas que querem ser obedientes ao seu pai e sua mãe, a Jesus e seus seguidores. Jesus tinha esse costume de ir para um lugar solidário para conversar com seu Pai: Ele veio com esse propósito de fazer a vontade de seu Pai. Quando as coisas estavam difíceis Ele ia para o deserto buscar força e coragem, conversando com seu Pai. Os pais também precisam sempre dar exemplo de obediência aos seus filhos: ensiná-los a rezar, conversar com Deus-Pai, apontar aos filhos o caminho da justiça, do amor e da paz. Os pais só conquistam seus filhos com o exemplo, e só os convencem a fazer o mesmo atrav suas atitudes de oração e obediência à voz de Deus.
-
Basta acreditar que o Cordeirinho vai chegarVocês ficaram com medo do Lobo? Pois é, até ele se assustou quando ouviu falar em guerra e castigos que iriam acontecer por causa das maldades na floresta. Mas quem se saiu bem foi a Porquinha Esperta porque ela estava muito bem ligada ao Cordeirinho Boninho. Foi ela que tirou o medo do Lobo, da Inocente e da Ingênua. Jesus é esse Cordeirinho que está sempre perto de nós para nos ajudar e tirar o nosso medo. Neste mundo muitas coisas acontecem: guerra, doenças, briga entre os governantes, mas nada nos amedronta porque o Cordeirinho já garantiu sua presença entre nós. O Evangelho nos falou de muitas coisas tristes que vão acontecer e já estão acontecendo. É só olhar ao nosso lado e ver as imagens da TV! “Quem cultiva a semente do Amor, segue em frente e não se apavora”. A gente dá as mãos uns para os outros e “acredita que um novo Dia vai raiar”.
-
O encontro e a transformaçãoComo é gostoso fazer uma viagem com os amigos, não é verdade? Todos estão felizes, um cuida do outro, você reparte suas coisas com quem não tem e ainda sabe que se acontecer alguma coisa errada com você alguém vai ajudar. Mas acontece que, nessa história, apareceu alguém que só tinha a intenção de quebrar o ritmo de alegria de todos. Esse Jacaré era muito egoísta, só pensava em si e achava que todo mundo devia estar a serviço dele. E não foi isso que a Carol ensinou para todos. Mas, quando ela apareceu o Jacaré ficou encantado com ela e a partir daí percebeu que ele estava sendo muito diferente dos outros e estava errado. A bondade, o carinho e a atenção de Carol para com todos, mudou o coração do Jacaré. Então, ele resolveu mudar de vida. Ele se transformou. Reconheceu que estava errado e até devolveu tudo o que tinha tirado dos outros. Pois é isso que Jesus está ensinando no Evangelho: quando Zaqueu encontrou Jesus, percebeu que estava errado e, por isso, resolveu mudar de vida. Estava perdido no seu egoísmo e se transformou.
-
A rata RitaVocês prestaram atenção na conversa da Rata Rute com a Rata Rita rica? Vocês viram que lição ela deu para a Rita. E o que ela falava era pura verdade. Saía do seu coração. Foi por isso ela disse que ela não dava uma parte do dinheiro que ganhava para a igreja por obrigação, por medo ou porque havia uma lei. Ela repartia porque ouvia a voz de seu coração: dava como sinal de gratidão. Vocês, crianças, sabem que isso se chama Dízimo? A mudança da Rita foi tão grande que ela resolveu dar emprego ao rato Rufo. Ela ouviu a voz do seu coração. Sentiu compaixão e teve solidariedade com o Rufo, resolvendo até o seu problema, pois, fazia tudo so-zi-nha. Entendeu tão bem a lição da rata Rute que começou a partilhar mais seu dinheiro e ir conhecer a comunidade. É isso que Jesus nos ensina sempre: solidariedade, partilha, espírito de gratidão, união e compaixão. Que tal deixar Jesus mudar nosso coração e viver em comunidade, como irmãos, e ser mais feliz?
-
O acerto de contas- Eu não gostei nada da atitude dessa Vaca Mesquinha. Ela não aprendeu nada do que seus pais ensinaram. Há certas coisas que nós aprendemos em casa, desde pequenos: repartir nossas coisas com os irmãozinhos, ajudar a quem está em dificuldade, partilhar o lanche com os colegas da escola... A Vaca só pensava nela. Não quis repartir seu leite com os cabritinhos, nem dar alimento para os porquinhos. Ela não esperava que o Rei Leão viesse visitar sua casa e dar uma herança para quem sabe repartir. É assim a vida. O Rei Leão é Jesus que um dia também virá nos visitar e irá fazer a mesma coisa que nós vimos na historinha. Ele irá premiar quem soube repartir, cuidar dos outros e ajudar quem precisa. O Rei Leão lembrou: “A Mãe Natureza nos fez todos, irmãos. Se você ajuda um necessitado é a mim que você está ajudando”. Foi isso que Jesus ensinou: “o que fazemos para qualquer um de nossos irmãos é a Ele que nós estamos fazendo”. Por isso, precisamos ficar atentos, vigilantes e acolher a todos que nos procuram. Acolher o outro é acolher Jesus.
-
Não basta falar é preciso executar- Essa historinha acontece todos os dias. Há muita gente que não cumpre a sua palavra. Gostam de se mostrar e de falar de suas virtudes, mas não praticam nem cumprem. As aparências enganam. Marinilda era considerada má por sua postura e modo de tratar o seu paizinho. Mas, na verdade, o seu coração era bom. Ela se negou a fazer a vontade do pai, mas depois se arrependeu. Enquanto a Berenilda fez bem o contrário. Parecia muito boa, atenciosa, obediente, mas, ela não conseguia colocar sua palavra em prática. Por isso, quem recebeu a bela coroa foi a princesa Marinilda que se arrependeu e obedeceu. Foi isso que Jesus quis ensinar no evangelho. Ele disse que o Pai do céu fica muito feliz com aqueles que ouvem e praticam. Não basta prometer, é preciso fazer. É preciso executar.
-
Viver aqui, se preparando para viver lá"- A cada dia a gente aprende uma nova lição, não é verdade? Eu gosto muito de jardins e de flores, por isso, fiquei feliz ao ver todas as flores felizes procurando viverem unidas e se ajudarem. A única flor que estava destoando do conjunto era a Rosa Negra. Mas a professora Margarida foi muito inteligente e não desprezou nem ignorou a Rosa Negra por causa de seu egoísmo e apego às coisas materiais. Ela foi ensinando a todas as flores o que deviam fazer para fazer parte do Jardim do Amor Perfeito. Vocês querem ir para lá também, crianças? Creio que todo mundo aprendeu a lição, inclusive a Rosa Negra porque ela acabou resolvendo mudar de vida. Abandonou seus bens materiais, repartiu e pensou somente em viver bem porque isso era o mais importante. Aliás, vocês já sabem: do nosso jardim nós não levamos nada, apenas “os atos de amor que construímos aqui e agora”. Convido vocês, crianças, a tomarem um pedaço de papel e anotarem, nesta semana, todos os atos de amor que vocês praticarem. Combinado?
-
O coelho investigador- A historinha está nos pedindo para nós abrirmos bem os nossos ouvidos para ouvir o chamado do Vagalume. Bem fez o Rei Leão de pedir ao Coelhinho Ligeiro que fosse investigar. Ele sabia que muita gente traz más notícias, e fake news também, por isso, queria conhecer a verdade. E ele lá foi o coelhinho buscar a verdade, mas não foi muito legal com a tartaruga e a gatinha que encontrou pelo caminho. E foi o pássaro que chamou a atenção dele. Assim que precisamos fazer: Jesus chama isso de “correção fraterna”, ensinar as pessoas a corrigirem os nossos erros. E a surpresa veio depois, porque o Vagalume tirou todas as dúvidas do coelhinho: Ele não era o Cordeirinho, era apenas o mensageiro que vinha preparar a sua chegada. Essa historinha está no evangelho de São João 1,6-8 + 19-28. Está chegando o Natal e nós também precisamos nos preparar para essa Festa Maravilhosa porque é o Filho de Deus, o próprio Deus que vai nascer para nos ensinar que devemos viver como irmãos, cuidar uns dos outros e também da natureza e dos animais. É a Fraternidade Universal.
-
Pão Puro- Que historinha animada, hein?! Creio que todos vocês gostaram e ficaram com água na boca. É pão, alface, maionese, catchup, sanduba, todo mundo se unindo para participar da Festa do Arnô Escargô. Isso que é felicidade. No começo não havia muito entendimento e entrosamento, mas depois, com a conversa, a troca de ideias, opiniões, cada um percebeu que o melhor mesmo era buscar a união porque a Felicidade, quer dizer, a Bem aventurança estava na comunicação, na ajuda mútua, na união de todos. É como subir numa montanha: no início a caminhada é meio difícil, mas na medida em que um vai ajudando o outro na subida, a felicidade vai crescendo e todos vão se sentindo felizes. Assim é a Vida. Foi isso que Jesus veio ensinar no alto da montanha. Ele disse que ser manso, construir a paz, ser misericordioso e justo é o melhor caminho para ser feliz. Obrigado, Senhor, por esse belo ensinamento. “Se todos colaborarem a Festa vai ser maravilhosa”
-
Abelhuda e a Banda da Amanda- Oi, amigos e amigas, eu não gostei nada da atitude da Abelhuda que veio destruir todos os instrumentos. Isso não está certo. Nós precisamos reconhecer as boas qualidades dos outros e procurar respeitar. É da união que surge a alegria e a felicidade. Quem colaborou muito foi a Amanda que mostrou para a Abelhuda como precisamos nos comportar. O egoísmo destrói a felicidade, a união e a alegria. Essa foi a missão da Amanda que está lembrando o papel do Espírito Santo na nossa vida. Vocês viram como ficou bonita a banda? Todos participando: inclusive a Abelhuda com a abelhinha, puderam fazer sucesso. Nós aprendemos hoje que, depois de cumprir sua missão aqui na terra, Jesus voltou para o Pai e nos enviou o Espírito Santo. Ele está presente dentro de nós e nos inspira a amar, respeitar, partilhar e confiar. Vocês entenderam? O Espírito Santo é representado por uma pomba e Ele apareceu assim no batismo de Jesus no Rio Jordão. Vamos ouvir sempre a voz do Espírito Santo que nos ensina e nos ajuda a amar, respeitar, partilhar e confiar.
-
A paz esteja sempre com você- Todos conhecem a história do Rei Mafusa? Ele governava com amor e sabedoria, e somente fazia o bem a todos, mas um dia, por causa da inveja, da ambição e da cobiça, ele passou por muito sofrimento e foi morto. Timão e Pumba sabiam que Mafusa iria voltar porque estava vivo, por isso ficaram muito felizes quando ele apareceu de novo. Que alegria! Mas, quando contaram esse fato ao Simba ele não acreditou de jeito nenhum, e até os chamou de mentiroso. Ele queria ver o Rei para acreditar. E um dia, isso aconteceu. Quando a bicharada se reuniu de novo, Mafusa apareceu e a verdade se tornou visível para Simba. Ele acreditou. Assim aconteceu com aquele discípulo chamado Tomé, como fala o evangelho de João: ele somente acreditou que Jesus Ressuscitou quando viu de novo Jesus e tocou em suas feridas. E assim ficou célebre a expressão: “Só acredito, vendo!”. Mas isso, não é verdade! A fé vê além das aparências.
-
Rosalândia, comunidade de amor."- A Borboleta quer convidar vocês para fazerem uma visita à Rosalândia, uma cidade de muita alegria e amizade. Nesse lugar todas as flores são felizes porque sabem partilhar as coisas boas que receberam da Mãe Natureza. Elas conheceram o Jardineiro Jairo e aprenderam como se deve viver. É uma maravilha a vida na Rosalândia. É uma pena que na Espinholândia as flores sejam muito egoístas e “espinhudas”: elas não sabem viver e não são felizes porque são muito egoístas, maldosas e não querem repartir nada do que têm. O Jardineiro Jairo veio ensinar justamente o contrário: Ele veio ensinar que as flores somente poderão ser felizes se houver entre elas união, amizade, partilha, alegria e ajuda mútua. Jesus é esse Jardineiro enviado por nosso Pai do Céu para construir entre nós uma cidade como Rosalândia. Eu quero convidar vocês agora a conhecer todos os ensinamentos de Jesus. Ele é comparado ao Jardineiro porque veio semear em nosso coração, sementes de alegria, de bondade, de compaixão, de solidariedade e de fraternidade. Quem quer conhecer o Jardineiro levante a mão!
-
Fé e gratidão do João- Essas crianças se divertiram bastante, passaram momentos de felicidade, brincadeiras e alegria. Mas, tudo ficou difícil na hora em que apareceu Horrenda e transformou todas elas em algodão. Ainda bem que a Fadinha Madrinha está sempre presente para salvar a situação. E as crianças confiaram muito no poder da Fadinha. Só tem uma coisa: depois que a Fadinha as salvou e as fez voltar a ser crianças, todo mundo foi embora correndo e feliz, mas se esqueceram de agradecer aquele benefício que receberam. Somente quem voltou para agradecer? O JOÂO. Jesus é como a Fadinha que está sempre por perto de nós e nunca nos abandona. Ele foi enviado pelo Pai para trazer saúde, alegria, felicidade e muita paz. E Ele fica muito contente quando nos lembramos de agradecer. “A gratidão é uma atitude que brota do coração de quem se sente amado por mim”, disse a Fadinha Madrinha. E é isso que aprendemos hoje com Jesus. Vamos agradecer sempre. Sempre.
-
A porta estreita- Como é bom a gente encontrar um amigo para caminhar junto. Podemos conversar, brincar, repartir o pão e aprender muitas coisas boas. Vocês viram como foi a caminhada da gata Gracinha e da cachorra Flofy. Os dois queriam ir para o céu e seguiram a mesma direção, mas quem estava melhor preparada era a gata Gracinha porque ela sabia que a porta do céu era muito estreita e se fosse viver como a cachorra não conseguiria passar pela porta. Ela tinha o coração aberto para todos e procurava ajudar a todos os que passavam pelo seu caminho: curou as feridas do coelhinho, deu o seu sapato para ele, repartiu seu lanche com quem estava com fome, e ajudou a cachorra a ver como ela estava errada sendo muito egoísta e só pensando em comprar, comprar, ajuntar, acumular, guardar, mesmo vendo tanta gente passando necessidade... A gata Gracinha fez o papel de Jesus que mostrou para a cachorra como ela estava errada e precisava mudar. Jesus também nos avisou: “A porta é estreita. Não adianta viver somente pensando em coisas materiais e deixar de praticar a bondade, a caridade, a solidariedade. Para entrar no céu não precisamos de muitas coisas, apenas a prática da fé, da esperança e da caridade”.
-
Viva! A cigarra escolheu a vidaEssa historinha vem nos ensinar que nós podemos aprender com nossos próprios erros e com os erros dos outros. Vocês viram como a cigarra andou fazendo muita coisa errada? Ela não valorizava a vida e acabou sofrendo muito. É assim que acontece com quem não segue o caminho certo. Mas sempre nós encontramos pessoas boas como a Formigueti e sua mãe que deram apoio à cigarra e lhe mostraram que o melhor que fazemos é reconhecer o próprio erro e mudar de vida. Assim aconteceu: “ela escolheu a vida”, como disse Jesus um dia: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz... Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão...” (Jo 10,27-28).
-
A água e o homemQue história triste, não é? As coisas estão piorando. O Rio Ryan estava muito triste porque percebeu que as pessoas estão cada vez mais egoístas e não percebem que estão prejudicando elas mesmas. Os dois garotos, Mateus e Rodrigo, não são os únicos a sujarem os rios. Há muita gente grande que está fazendo muito pior. Vocês viram: as indústrias estão jogando óleo e produtos químicos nos rios e mares, estão arrancando todas as plantas das margens, deixando os rios e lagos muito poluídos. Jesus observava tudo o que acontecia. Vocês já viram o que está escrito na Bíblia? “Produzam as águas uma multidão de seres vivos... e Deus criou os monstros marinhos, e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas... e Deus os abençoou... e Deus viu que tudo era bom... E disse ao homem: ‘cuidai dos peixes do mar...” (Gen 2,20-21.28). Guardem bem esta lição: “se os rios morrem, morrem também as plantas e os animais”.
-
O perdão gera amorNa vida nós sempre haveremos de encontrar uma Cavaleiro Real que nos ajuda a ver os acontecimentos com clareza. Está certo que a Caroline errou, e errou feio, porque estragou toda a festa que deixou as irmãs, Aurora e Charlote muito nervosas. Mas quando isso acontece não adianta tomar uma decisão porque acabamos julgando mal. Vocês viram? Elas ouviram a palavra do Cavaleiro Real e perceberam que, um dia, a Caroline tinha feito uma boa ação ao perdoar a irmã que quebrara sua coroa. É assim que se faz. Errar, todos nós erramos. Não somos perfeitos e não podemos exigir demais dos outros. Nem julgar. Enfim, tudo terminou bem porque descobriram que “o perdão gera amor” (Jo. 23,41-42).
-
A missão da bailarina PernalinaQue missão bonita dessa bailarina, hein! Vocês gostariam de participar também dessa missão? Ela não teve medo das idéias que divulgavam sobre Saci e Corrupira. Ela enfrentou a situação porque tinha um ideal: “fazer o bem!” Por isso, deixou os alunos para trás e saiu em missão. E vejam só! Acabou descobrindo que eles não eram maus, apenas estavam defendendo a floresta. De fato, isso está acontecendo, e eles inventaram essa maneira, pondo medo nas pessoas, para afugentá-los. Jesus também deu uma missão para cada um de nós. Cada um tem um ideal, um talento, e pode colocar isso a serviço do bem.
-
Confiar na Palavra de JesusVocês gostaram da historinha? A vovó é sempre esperta e sabe contar as histórias de Jesus. Esses dois meninos mostraram muito bem que é preciso estar sempre atento porque Jesus nos mostra sempre o que devemos fazer. Sua palavra nos dá segurança, mas nós precisamos confiar e fazer tudo o que Ele nos pede. Às vezes acontece conosco o que aconteceu com Wilibaldo e Aderbal: estamos cansados, desanimados, tristes, com preguiça e não queremos obedecer. Quando nós obedecemos o resultado é sempre maravilhoso. E tem mais: cada um tem uma missão a cumprir aqui na terra: pode ser em casa, na escola, no trabalho ou na igreja. Vamos ficar bem atentos para ouvir a Palavra e colocá-la em prática.
-
Parar para ouvirA vida nos ensina muita coisa. Nem sempre sabemos trabalhar em equipe e trabalhar colocando amor e carinho em todas as coisas. Somos muito violentos com a natureza e com o modo de fazer as coisas. O Mestre tentava pôr calma nas pessoas, mas foi a Branca de Neve quem deu as melhores instruções. Ela falou certo: “Porque vocês não tentam tratar a rocha com carinho? A natureza sabe agradecer quando retiramos dela aquilo que precisamos...” E é importante também aquilo que ela disse para o Zangado: “Você se preocupa e anda agitado por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária”. Ou seja. É preciso saber parar para ouvir, não adianta se desgastar no trabalho e não fazer as coisas com amor e carinho.
-
O bom pastor: Ensinamento em ritmo de RAPQue legal, esse teatrinho, hein?! Nós aprendemos que no mundo sempre encontramos um Romário, um Lobo Mau e um Bom Pastor. Tem gente como o Romário que não quer o nosso bem, só está interessado em ganhar dinheiro e tirar proveito para si mesmo de todas as coisas. Tem um coração egoísta. Tem gente também que nos engana e só quer nos levar para o mau caminho como o Lobo Mau. Nós somente devemos ouvir a voz do Bom Pastor. Ele, sim, nos chama pelo nome, nos conhece e cuida de nós. Quando alguém está doente ou foge do rebanho o Bom Pastor vai procurar. Ele nos defende contra o inimigo e nos alimenta com sua Palavra.
bottom of page