A atitude de Sofia
- pelegrincecilia
- 16 de out. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
Mt 18,15-20
Autora: Cecília Pellegrini inspirada no texto do Teo (jornal da missa das crianças).
Colaboração: Vera Pastrello
HISTORINHA RESUMIDA
Certa vez, Sofia Melancia estava cantarolando no pomar, quando de repente, percebe que no chão, havia muitas folhas das árvores espalhadas, com muitas frases falando mentiras sobre ela! Muito entristecida, Sofia voltou para sua casa indignada e chorando.
Os amigos Maria Tangerina e Rodrigo Figo que passavam por ali, viram as folhas esparramadas pelo chão, ficaram comovidos pela falta de sensibilidade de quem fez tamanha maldade, entretanto, João Limão, desdenhou da situação e caiu na gargalhada.
Quando todos os amigos estavam juntos, a Melancia chamou o Limão para conversar: ”- João, você ficou entristecido por eu não ter dançado com você na festa da colheita do pomar e por isso escreveu tanta mentira sobre mim?” João assumiu o que fez, mas se negou a retirar as folhas do pomar “o que está feito, está feito. E pronto, disse ele!”.
Depois que a notícia de que João Limão tinha feito aquelas maldades se espalhou, seus amiguinhos começaram a deixá-lo de lado. Ele não merecia a amizade sincera das frutas. Mas Sofia, não desistiu até que o limão se transformou numa deliciosa limonada docinha e falou “- Acho que Deus já me ensinou através de vocês, amigos. Perdoe-me Sofia, eu percebi que não agi certo e causei-lhe muito mal. Ao invés de revidar, brigar, você veio calma falar comigo, depois pediu ajuda aos meus amigos... Você me ensinou muito! Obrigado”.
E assim, as frutinhas voltaram a brincar juntos.
HISTORINHA COMPLETA
A Sofia Melancia estava no pomar, muito feliz, cantando assim: - Bom dia, com alegria. Bom dia para você e pra mim! Bom dia, da melancia, sou feliz por isso eu canto assim!
De repente ela reparou que havia várias folhas de árvores espalhadas pelo chão: - Vejam quantas folhas! Eu vi folhas caídas por todas as partes deste pomar! Será que deu uma ventania? Mas eu não senti vento algum!
Ela pegou uma e percebeu que tinha algo escrito atrás. Ficou chocada com o que leu: - O quê? Não pode ser! É mentira! Escreveram uma porção de mentiras sobre mim!
Ela pegou mais algumas folhas e em todas tinha a mesma fofoca: - Quem fez essa maldade? Porque fizeram isso comigo, por quê?
E foi indignada para a sua casa.
A amiga Marina Tangerina também encontrou folhas escritas e ficou chocada: - Ah... Nossa... Que coisa... E lá se foi para a casa dela.
O Rodrigo Figo foi outro que também encontrou as folhas com as fofocas e mal podia acreditar naquelas palavras: - O quê? Quem diria!
João Limão e Marina Tangerina se encontraram e começaram a conversar animadamente.
O primeiro a falar foi o João: - Precisamos organizar todos os detalhes da próxima festa.
A Tangerina concordou: - Sim, eu estou cheia de ideias...
Logo depois chegou o Figo que se juntou aos amigos: - E aí, beleza?
A Melancia chegou muito chateada e a Tangerina e o Figo puxaram conversa: - Oi Sofia Melancia!
- Oi! Ela respondeu cabisbaixa.
Rodrigo comentou com os amigos: - Ela está bem triste...
O João riu: - Ela deve estar furiosa isso sim.
A Melancia chamou o Limão: - João Limão, por favor, dá para vir aqui porque eu preciso falar com você?
Mas o azedão do Limão respondeu: - Não vai dar porque estamos combinando sobre a próxima festa.
A Tangerina o incentivou: - Vá lá João, depois eu e o Rodrigo te passaremos as decisões.
E o João concordou: - Tá certo. Aí ele foi perto da Sofia e falou secamente: - Mas fale rápido Sofia Melancia. Do que se trata?
Com muita calma, a Sofia mostrou uma das folhas escritas e perguntou: - João, me explique uma coisa: por que você espalhou essas mentiras sobre mim?
João Irritadíssimo: - Se eu soubesse que era sobre isso não teria vindo conversar contigo. Eu não vou te explicar coisa alguma. Marina, Rodrigo, depois eu volto ok? E ele saiu enfezado resmungando...
A Sofia ficou triste e foi até as frutas: - Por favor, vocês que são amigos do João Limão, podem me ajudar a falar com ele?
A Marina perguntou: - Sobre o quê?
A Sofia mostrou a folha: - Sobre essas mentiras que ele espalhou pelos quatro cantos do pomar.
A Tangerina e o Figo ficaram surpresos com a revelação: - Foi o João?!
- Sim! Na hora que li fiquei pensando quem poderia me desejar tanto mal a ponto de inventar coisas. Aí lembrei que na festa da colheita aqui do pomar ele me tirou para dançar e eu não quis nada com ele.
Após ouvir a narrativa da Sofia, a Marina ficou mais indignada ainda: - Por causa disso ele escreveu esse monte de mentiras? Que coisa feia!
Rodrigo concordou: - É... A mensagem foi muito injusta. Conte conosco para falar com ele!
Nisso o João chegou, mas ao ver que a Sofia estava conversando com os amigos dele, simplesmente passou reto.
Mas o Rodrigo o chamou: - Ei amigão, espere!
As frutas foram até ele para conversar. O primeiro a falar foi o Figo: - João, você sempre foi nosso parceiro em tudo, mas espalhar essas falsidades da Sofia não foi certo.
E a Marina continuou: - Ela só quer um pedido de desculpas e que você recolha todas as folhas que espalhou pelo pomar.
Mas o Limão estava ainda mais azedo: - Olha aqui, o que eu escrevi já está escrito e não tiro uma vírgula. Eu tenho o direito de falar o que eu quiser, do jeito que eu quiser. Depois saiu pisando duro, resmungando...
A Melancia começou a chorar: - Não adianta, ele não se arrepende do que fez e ainda acha que tem o direito de espalhar mentiras sobre mim.
As frutas tentaram consolá-la: - Não chore Sofia!
A Marina concluiu: - Eu sei que cada um de nós tem seu jeito de ser, mas o Limão tá azedo demais!
O Rodrigo teve uma ideia: - Já sei! Vamos sair contando pra todo mundo que ele é um mentiroso e depois a gente o deixa de lado.
Mas a Sofia foi contra: - Não, isso não.
- Como assim? As frutas queriam entender...
A Tangerina relembrou: - Ele inventou coisas ruins de você e você ainda o protege?
Enquanto o papo entre as frutas estava rolando, João entrou sem ser notado e ouviu a fala da Sofia.
Com muito carinho a Melancia explicou: - É que não devemos deixá-lo de lado, não podemos desistir do João Limão! Vamos nos unir e orar por ele pedindo a Deus para ensinar o João a amar. Esse é o melhor a fazer.
O Limão se transformou numa deliciosa limonada docinha e falou: - Acho que Deus já me ensinou através de vocês amigos. Me perdoe Sofia, eu percebi que não agi certo e causei-lhe muito mal. Ao invés de revidar, brigar, você veio calma falar comigo, depois pediu ajuda aos meus amigos... Você me ensinou muito Sofia! Obrigado.
Depois foi a vez do Figo: - Eu também aprendi que devemos ajudar os irmãos que erram a voltar a trilhar o caminho do bem. Jamais abandoná-los.
A Sofia Melancia falou feliz: - Que bom que a harmonia e a paz voltaram ao Pomar.
E todas as frutas exclamaram: - Agora é só alegria! Tchau!
Comments