top of page

A bola que rola, mas não enrola!

Copa do Mundo 2002

Autora: Cecília Pellegrini


Cenário: Um tecido branco e logo do evento no meio. Ao fundo do palco haverá cadeiras na quantidade de países.

Personagens: Planeta Terra, Países serão 4 com fala, mas pode ter outros como figurantes: Brasil, África, Japão, Alemanha, 8 Jogadores: 4 alemães e 4 brasileiros (pode ter mais como figurantes), 1 técnico brasileiro: Felipão, locutor Galvão Bueno.

Figurino: Países-> pessoas com trajes típicos, Planeta Terra: atriz com macacão de cor neutra e um círculo dupla face na frente: de um lado terá a figura do planeta Terra e do outro a figura de uma bola.

[1ª cena: Os países]

[O Planeta Terra estará ao centro do palco]

LOCUTOR [em off]: - Queridas crianças, senhoras e senhores, chegou o momento tão esperado... A Copa do Mundo.

[Música animada da copa do mundo]

[O Planeta Terra faz expressão corporal com o círculo que traz na frente do corpo. Os vários países, entrarão bem animados pelo corredor central, acenando para todos da plateia. Ao chegar no placo circularão o planeta]

TERRA: - Eu fico muito feliz quando vejo tantos povos que habitam em mim, assim, reunidos: Japoneses! Alemães! Africanos! Brasileiros! [Fala-se todos os países representados. Cada um acena e diz algo, por exemplo: oi, bom dia, etc, na sua língua, com características, entonação e gírias, próprias de cada país]. São 32 países aqui representados. Uma integração de culturas. Seres humanos em paz, participando de um torneio desportivo alegre, sadio e de muita união.

TODOS PAÍSES: - Que vença o melhor!

TERRA: - A maior vitória do homem é a vitória sobre si mesmo. A superação de obstáculos, a serenidade para vencer ou ser vencido.

TODOS: - Muito bem! [batem palmas]

TERRA: - Que a convivência entre vocês tenha generosidade, respeito e companheirismo.

BRASILEIRO: - Nossa, Terra, eu me orgulho muito de morar aí dentro, viu. Você não enrola! É perfeita! Redondinha! Azuladinha! E quanta sabedoria!

JAPONÊS [ator fala com sotaque]: - Generosidade?

ALEMÃO: - Respeito?

AFRICANO: - Companheirismo? 

BRASILEIRO E TERRA: - Sim, isso mesmo.

BRASILEIRO: - Xiiiiiii, Terra, acho que pode enrolar no meio de campo. Eles não entenderam nada.

OS 3 PAÍSES: - Enrolar? Como assim?

BRASILEIRO – Temos que seguir direitinho o que a nossa amiga Terra tá falando. Entendeu? Copiou? E aí é só “ripa na chulipa.”

OS 3 PAÍSES [meio exaltados]: - Como assim, “ripa na chulipa”? 

BRASILEIRO: - Ora, é “ripa na chulipa” e “pimba na gorduchina”. Cê não entende, meu?

OS 3 PAÍSES [ficam exaltadíssimos e começam a falar cada qual em sua língua]

TERRA: - Calma, calma. Parece que agora está ficando meio enrolado. Mas não se preocupem, no campo de futebol, tudo se desenrola. Chamarei a minha amiga Bola e aí a linguagem será uma só: as regras do jogo. E vamos ao torneio.

PAÍSES [felizes, batem palmas]: - Eeeeeeeeee! [sinal de concordância grupal]

[Música animada da copa]

[Os países sentarão nas cadeiras que estão ao fundo do palco. A Terra se posicionará ao centro do palco. O Brasil sairá pela esquerda e a Alemanha pela direita]

[2ª Cena: Os jogadores]

[Ainda com a música da copa, algumas crianças vestidas com uniformes das cores da Alemanha entrarão pela direita. Cada uma ficará num local simbolizando a concentração, mas não estarão unidos]

[Algumas crianças vestidas de verde e amarelo entrarão com o técnico brasileiro pela esquerda do palco e ficarão unidos na concentração]

LOCUTOR [imitando o Galvão Bueno]: Bons dias, telespectadores. Eu, Galvão Bueno, da TV Povo, diretamente do Japão, levando até vocês o melhor do futebol mundial. Aqui está um pouco frio, mas a vibração da torcida, num estádio completamente lotado, faz o clima aquecer rapidamente. Hoje teremos a partida de futebol mais esperada desta Copa do Mundo. Aguenta coração! O Brasil está na final com a Alemanha. Queremos esta taça, minha gente. Logo mais a bola vai rolar no gramado. Vejam, vejam, os jogadores na concentração. Vamos ouvir quais são as últimas orientações do técnico Felipão aos jogadores brasileiros.

TÉCNICO FELIPÃO: - Amigos, chegamos até aqui porque somos uma equipe que trabalhou unida, que não se abalou com os obstáculos, pelo contrário, superamos todos eles. 

JOGADOR 1: - Bastou sermos obedientes ao seu comando, Felipão. 

TÉCNICO: - Não foi só isso, Ronaldo: vocês são jogadores disciplinados, sabem a importância de uma vida física equilibrada, um corpo são. Descansaram adequadamente, seguiram rigidamente as regras esportivas de não beberem nada alcoólico, não consumiram drogas...

JOGADOR 2: - Estamos em forma mesmo. Nosso preparador físico e nosso médico ajudaram muito nisso tudo. Nós praticamos a convivência, a amizade, o apoio.

TODOS JOGADORES BRASILEIROS: - Éééé...

TÉCNICO: - Vamos jogar com convicção! Garra! Nós conseguiremos a 5ª estrela.

LOCUTOR: - O Brasil todo está ligado na TV, aguardando o grande momento. Vamos voltar ao vestiário, na concentração brasileira para rezarmos juntos com o nosso time campeão.

[O técnico e os jogadores rezam o Pai Nosso (convidar a plateia a rezar junto)]

TÉCNICO: - A bola na rede e Jesus no coração.

JOGADORES BRASILEIROS: - A bola na rede e Jesus no coração.

JOGADORES BRASILEIROS e TECNICO:  - Penta Campeão!

[Música da copa ]

[Os dois times, em fila indiana, irão correndo até a metade do corredor central e retornarão – simbolizando a entrada em campo. A atriz que estava com o Planeta Terra virará o círculo e deixará a bola na frente do seu corpo. Ela se posicionará ao meio do palco e os dois times ficarão posicionados um de cada lado.

[A Bola apitará]

LOCUTOR [narrará, falando rapidamente]: - O juiz iniciou a partida e o nosso capitão Cafú está de posse da bola. Essa redondinha rola que rola pelo gramado do Japão [com expressão corporal, a Bola e os jogadores encenarão alguns lances comuns no futebol]. Vinte e dois minutos. Ronaldo briga pela bola no meio e toca para Rivaldo que chuta de longe. Oliver Kahn não segura e a bola sobra nos pés do Fenômeno que marca e abre o caminho para o Penta. É Goooool! 1 para o Brasil e 0 para a Alemanha. E já estamos no segundo tempo. Mas o que é isso, minha gente! O jogador da Alemanha cometeu uma falta gravíssima sobre o nosso fenômeno Rrrrrrronaldo. Que coisa feia Oliver Kahn. Isso não se faz. Foi pênalti! Rrrrronaldo cobrará o pênalti. É agora minha gente. É tudo ou nada. Faltam 2 minutos para encerrar o jogo. E o fenômeno se posiciona na frente do gol, ajeita a bola. Essa gorduchinha tem que seguir um único rumo. O penta é nosso, minha gente. Rrrronaldo chuta e... Goooooooollllll! 2 a 0 para o Brasil! Que emoção, aguenta coração!

[Música – jogadores brasileiros comemoram, se abraçando]

[Abaixar som da música]

LOCUTOR [eufórico]: - Somos penta, minha gente! Penta Campeão! O Brasil merece! Agora é só comemoração! O capitão Cafú beija a taça e os jogadores da nossa seleção canarinho saem de campo abraçados, mostrando a união que acompanhou toda essa trajetória. Valeu Brasil!

[Aumenta-se o som da música, os jogadores alemães cumprimentam os brasileiros e todos (inclusive os países que estavam sentados ao fundo do palco) saem pelo corredor central, acenando para a plateia. Um dos jogadores carrega a bandeira do Brasil tremulando]

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

Comments


bottom of page