top of page

A Estrada Certa

Mt 16,21-27

Autora: Cecília Pellegrini - Participação: Vanessa Reigota

Cenário: Uma oficina mecânica.

Personagens:  Porsche (dono da oficina), Guincho (funcionário) e Ferrari (cliente). Serão 2 atores e 1 atriz que estarão vestindo tudo preto: calça comprida, camiseta manga longa, luva e balaclava. Fazer carros de papelão ou E.V.A. e colocar alças nos ombros para segurar os carros no corpo.

PORSCHE [entra em cena desanimado, coçando a cabeça]: - Por todos os parafusos enferrujados desta oficina, mais um dia e nada de clientes [tira as teias de aranha da oficina]. Se não aparecer um cliente ainda hoje, vou ter que vender gasolina, álcool e óleo nas arquibancadas das pistas de corrida... Querem saber por que estou nessa pindaíba? Simplesmente porque abriram uma oficina de carros importados bem aqui perto. Agora todos os carros só vão pra lá. 

GUINCHO [Entra em cena, com ferramenta na mão: - Seu Porsche, já arrumei os pneus 100 vezes. Não tenho mais serviço. 

PORSCHE: - Arrume 101 vezes. Eu te pago pra isso. 

GUINCHO: - Mas eu não recebo há 5 meses... 

PORSCHE [bravo]: - Volta pro seu trabalho agora! [Guincho sai] E vou ter que despedir os funcionários também. 

FERRARI [entra toda chique, pois é um carro de corrida famosa. Ela faz som de buzina e o Guincho vem espiar, mas fica escondido]: - Bom dia, posso entrar? 

GUINCHO [em off]: - É a famosa Ferrari! Que linda! 

FERRARI: - Eu me perdi por essas bandas e queria uma informação. 

PORSCHE: - Aqui damos atenção, informação, lubrificação e manutenção! 

FERRARI: - Quanta ação, gostei! Por favor, eu soube que tem uma oficina mecânica que só atende carros importados e famosos como eu. O senhor sabe onde fica? 

PORSCHE: - Espera aí... Você não é a famosa Ferrari, tetracampeã da Copa Pistão de Ouro? 

FERRARI: - Sim, sou eu mesma, mas hoje já não tenho a mesma juventude de antes. 

GUINCHO [suspira em off]: - Mas continua linda como sempre! 

FERRARI: - O senhor pode me dizer onde fica a oficina que procuro?  

PORSCHE: - Fica aqui mesmo! 

GUINCHO [em off]: - Que mentiroso! Poxa mentir é errado! 

FERRARI: - Aqui? Mas eu já estive nas melhores oficinas dos Emirados Árabes, Ímola, de Monte Carlo e elas têm equipamentos sofisticados, muita tecnologia... Desculpe, mas sua oficina não parece nem um pouco com tudo o que já vi. 

PORSCHE: - É pra disfarçar, para os famosos poderem ficar aqui à vontade, sem fãs incomodando. Veja [mostrando a plateia], todos nos veem normalmente, nada de autógrafo, self, pedido de emprego, etc. 

FERRARI: - Mas sempre que posso eu atendo e ajudo a todos! Gosto desse contato, faz parte da minha caminhada! 

PORSCHE [fala baixinho para a plateia]: - Além de ingênua é bobona, é hoje que eu vou faturar. Mas em que posso ajudá-la?  

FERRARI: - Eu vou organizar uma corrida para ajudar os carros da Garagem do Ferro-Velho. São aqueles carros que já estão antigos, fora de uso, mas que precisam de combustível e alguns reparos para continuar vivendo, entende? 

PORSCHE: - Sim, sim e no que posso ajudar? 

FERRARI: - É que eles precisam de muita coisa para sobreviver e eu preciso correr muito, mas muito rápido, para garantir um grande público na corrida e com isso arrecadar muito dinheiro para os carros velhinhos, entende? 

PORSCHE: - Entendo, entendo, entendo muito bem. Posso incrementar o motor, transformando em 80.0, com 1.000 cavalos de potência. 

GUINCHO [em off]: - Mas é perigoso! Ela pode até quebrar! Isso não vou deixar [respira fundo e vai até eles]. 

GUINCHO: - Não, não isso é loucura! Não posso permitir. 

PORSCHE: - Volte para o seu serviço seu Guincho intrometido. 

GUINCHO: - Desculpe seu Porsche, mas a Ferrari não aguentaria essa operação arriscada... 

FERRARI: - Mas eu preciso me sacrificar por aquele ferro-velho. Eles estão morrendo ressecados... 

PORSCHE: - É assim que se fala, e tenho outras formas de tornar essa corrida ainda mais lucrativa. 

FERRARI: - Como? 

PORSCHE: - Posso sabotar os carros que irão correr com você.  

GUINCHO e FERRARI: - Sabotar? 

PORSCHE [vai falando e se aproximando cada vez mais da Ferrari]: - Sim, tiro um fio daqui, um parafuso dali, faço um furinho, que ninguém vê nos pneus e você ganhará, voltará a ser a incrível Ferrari! 

FERRARI [afasta o Porsche]: - Não, nunca! Claro que eu quero ganhar, mas como sempre fiz: sendo verdadeira, agindo com honestidade, sem mentir, sem enganar... 

GUINCHO: - É isso Ferrari, continue sendo esse grande carro, potente no amor, veloz nas boas ações... Você pode organizar uma corrida com carros que já foram campeões no passado. Todos irão querer revê-los. A arquibancada ficará cheia, eu garanto! 

FERRARI: - Que ideia maravilhosa! 

PORSCHE: - Você está despedido Guincho, despedido! 

FERRARI: - E eu te contrato porque encontrei um carro que também gosta de fazer o bem e ficar na estrada certa e aí me ajudar a guinchar mais e mais carros. 

PORSCHE: - Pense bem Ferrari... 

FERRARI: - Já pensei, quero estar sempre na estrada certa da vida. Não será fácil organizar tudo e levaremos muitos “nãos”, mas se tivermos fé e boa vontade dará certo, não é? Vamos Guincho, vamos começar agora mesmo? 

GUINCHO: - É pra já e conte sempre comigo nessa missão! Vamos! Tchau! 

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

コメント


bottom of page