A Água e o Homem
- pelegrincecilia
- 10 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Autora: Cecília Pellegrini
Cenário: RIO: 4 crianças estarão unidas por um pano azul. (Só aparecerá a cabeça das crianças. No centro do tecido haverá um buraco de onde sairá uma criança com uma fantasia de PEIXE na cabeça).
Personagens: ÁRVORE (feita de papelão com um buraco no meio onde a criança encaixará a cabeça) e as FLORES (feitas de papelão ou espuma com um buraco no meio onde a criança encaixará a cabeça).
NARRADOR: A nossa historinha conta a vida de um pequeno rio que vivia rodeado por muitas árvores e flores.
MÚSICA [Som de água]
ÁGUA 1: [Espreguiçando] Que dia lindo! Irmãzinhas, irmãzinhas, acordem!
[As outras 3 também acordam].
ÁGUAS 2, 3 e 4: Bom dia!
ÁGUA 2: Os raios de sol chegam até nós e nossa temperatura fica tão boa! Como estou feliz!
ÁRVORE: Eu também estou feliz, amiga água. Graças a vocês minhas folhas estão verdinhas e logo, logo começarão a aparecer os meus frutos. Não é Tilico? [Tilico é um passarinho que estará na árvore - fantoche]
FLORES [abrindo os olhos]: Oi pessoal, bom dia! Com esse falatório todas nós acordamos.
ÁGUAS: Já está na hora de acordar.
ÁRVORE: Silêncio, estou ouvindo algo...
TODOS: Vem vindo gente aí [Ficam imóveis].
MÚSICA [animada]. [Entram 2 crianças com uniforme de escola e mochilas nas costas].
ALUNO 1: Como estou cansado, tudo por um pouco de água [Bebe água do rio]
ALUNO 2: [Bebe também]. Que delícia, geladinha, limpa. Você sabia [diz o nome da criança] que, coincidentemente, a quantidade de água existente no planeta Terra e a quantidade de água existente no corpo humano são iguais?
ALUNO 1: Como assim, não entendi. Acho que nas aulas de ciências eu não estava prestando atenção.
ALUNO 2: No planeta Terra 70% é coberto por água e no nosso corpo também, 70% é composto por água. Na criança pode ter um pouco mais e no idoso um pouco menos. É a falta de água que enruga a pele. Qualquer perda tem que ser reposta e o organismo sinaliza através da sede.
ALUNO 1: Entendi: o ser humano corre, pula, trabalha muito e por isso elimina água pelo suor. A temperatura do corpo aumenta e a sede logo aparece. O meu corpo agora está dizendo: - Abaixou o nível de água, beba água [Ele bebe mais água no rio].
ALUNO 2: Você sabia que o homem pode ficar 28 dias sem alimento, mas apenas 3 dias sem água?
ALUNO 1: Pôxa! [Bebe mais água]. Mais água pra você, corpo. O papo está bom, mas vamos fazer o nosso piquenique? Estou com uma fome...
MÚSICA: [Abrem a mochila e tiram alimentos industrializados: salgadinhos, latas de refrigerantes, lanches embrulhados em papel alumínio, comem tudo e deixam sujeira na beira do rio. Pegam as mochilas e vão embora].
ÁGUA 1 [indignada] - Vocês viram? Primeiro eles bebem e elogiam e depois deixam a sujeira aqui.
ÁRVORE: E eles só comem produtos industrializados. Eu não vi nenhuma fruta, não vi leite, suco.
[Aparece o PEIXE]: Gente malvada, gente inconsequente. Estão sujando o meu lar.
ÁGUA 2: O pior é que eles têm consciência da nossa importância. Eles sabem o quanto precisam de água para viverem.
ÁGUA 3: Mesmo assim não preservam, não cuidam da natureza. Isso chama-se egoísmo. O que importa é o aqui e o agora. Quem chegar depois que limpe... É triste ver pessoas assim.
ÁGUA 1: Mas eles não são as únicas pessoas no mundo. Só foi uma sujeirinha. Não vamos exagerar.
ÁGUA 4: Mas começa assim: uma sujeirinha aqui, uma sujeirinha ali.
PEIXE: Eu tenho medo que neste rio aconteça o que aconteceu com muitos outros.
TODOS: O quê?
MÚSICA [trágica]
PEIXE: A morte...
TODOS: Oh! A morte!
NARRADOR: O peixe tem razão, os homens estão estragando a natureza, principalmente a água do planeta. Sabiam que os homens estão indo nas margens dos rios e estão arrancando todas as plantas, e que as indústrias estão jogando óleo e produtos químicos nos rios e mares?
ÁRVORE: Se o rio morre, as plantas dentro do rio morrem, as plantas na beira do rio morrem e os animais morrem também.
TODOS: Nossos dias estão contados [Dando as mãos viram de costas].
NARRADOR: Mas, e aí crianças [Falando com a plateia], nós vamos deixar que os poucos rios que ainda não estão poluídos se acabem? Nós vamos continuar jogando fora a água limpa? Vamos desperdiçar? O que vocês acham que podemos fazer? [Deixar a plateia falar. Conforme as crianças da plateia falarem ações positivas, os personagens virarão para frente e sorrirão, demonstrando esperança e alegria].
NARRADOR: Muito bem, a situação do nosso planeta e principalmente das águas do nosso planeta é muito séria. Então, ajudem-nos a espalhar para as pessoas que devemos economizar e preservar o pouco que nos resta. Se as gerações passadas foram irresponsáveis, hoje nós estaremos lutando sempre por uma vida saudável para todos os seres humanos.
ÁGUA: “Uma gota. Nada além de uma gota e nela tudo! Todo um mundo...”
TODOS; Água, fonte da vida!
Comments