Dia da Bíblia
- pelegrincecilia
- 22 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Autoras: Cecilia Pellegrini e Vera Pastrello
Sebastiana iniciou mais um dia de trabalho como faxineira na biblioteca da cidade. Ela começou a espanar tudo, varreu, limpou o chão...
A bibliotecária, dona Livrilda entrou e começou a falar de forma autoritária: - Sebastiana, olha só que poeira nesses livros e nesta estante então... Vamos, vamos, mais rápido e quero tudo brilhando, entendeu bem? Bri-lhan-do...
- Sim, sim senhora! Falou Sebastiana, de cabeça baixa, enquanto agilizava ainda mais o serviço.
Naquele dia a biblioteca já estava com várias pessoas quando a adolescente Cristina entrou e perguntou: - Por favor, você teria aí algum livro que fale sobre humildade?
Livrilda a corrigiu: - Você não, senhora, doutora em biblioteconomia. Eu sei tudo, eu entendo tudo sobre livros. Aqui você encontrará a resposta para todas as suas dúvidas e pesquisas.
Cristina explicou: - Poxa, que bom, pois já procurei em vários livros de casa e nada.
A bibliotecária explicou: - Realmente este é um tema muito difícil. Vejamos. Aqui temos a sessão de dicionários. Tome cuidado com os meus livrinhos heim... e silêncio para não atrapalhar os demais dentro da sala. Veja só como eles ficam lendo quietinhos.
Ela pediu silêncio e foi para outro recinto.
Cristina pegou o dicionário e procurou: - Aqui está, humildade. Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza, modéstia. Que complicado, não entendi nada. A menina ficou desanimada porque não entendeu a explicação no livro.
A faxineira percebendo a situação disse: - Ei, menina, Ei...
- Falou comigo? Cristina perguntou.
Sebastiana respondeu: - Sim! Olha, não fique assim desanimada, como você se chama?
- Me chamo Cristina, e você?
- Sebastiana, às suas ordens.
Ela falou enquanto cumprimentava a menina, primeiro limpou a mão direita no avental.
Cristina explicou: - Eu tenho pouco tempo, pois minha pesquisa é para a aula de amanhã cedo e não entendi nada o que está escrito aqui. Minha mãe e meu pai trabalham o dia todo e chegam tão cansados que fico sem jeito de incomodar.
Como se já fossem boas e íntimas amigas, a Sebastiana desabafou: - Minha filha é “ansim tamem”, mas eu “num sô” muito letrada não, sabe. Mais no seu caso eu “vô pode ajudá” porque eu sei onde “oce” vai “encontra” tudinho e direitinho.
A menina não se conteve de tanta alegria e quis saber: - Onde, onde?
A faxineira respondeu: - No livro mais importante que existe. No livro que tem todos os ensinamentos de Jesus. No evangelho segundo São Marcos no capítulo 9, versículo 30 a 37, Deus nos fala o que é ser humilde.
- Vou procurar agora mesmo. Falou Cristina.
Ela pegou o livro de uma das estantes e começou a ler: - Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia e Ele estava ensinando seus discípulos.
- O filho de Deus vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, Ele ressuscitará.
Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
Jesus disse: - O que vocês estavam discutindo pelo caminho?
- Eles, porém ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus disse: - Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos.
- Em seguida pegou uma criança, colocou-a no meio deles e abraçando-a disse:
- Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou.
Cristina fechou a Bíblia e agradecida abraçou a faxineira: - Obrigada Sebastiana, eu aprendi muito com o que São Marcos escreveu e você acredita que em casa tem 2 bíblias logo na entrada? Mamãe comprou um suporte lindo de bronze e uma bíblia enorme sobre ele. Mas... ninguém lê.
Sebastiana respondeu: - Pois é, mas o importante não é ser grande ou pequena, com letras douradas ou não, o importante é encontrar um tempinho todo dia para ler e praticar o que Jesus nos ensina. Mas, por favor “num” fala nada pra dona Livrilda que eu te ajudei, viu. Ela “num” gosta.
Logo em seguida a bibliotecária entrou e a faxineira avisou: - Já está tudo limpinho, dona Livrilda.
Livrilda ignorou a faxineira e disse: - E aí, garotinha, já concluiu sua pesquisa nos dicionários?
Cristina respondeu: - Encontrei tudo o que precisava e muito mais..., mas, não no pai dos burros, como se diz na gíria, mas no Pai Amoroso de todos nós, que é Deus.
Com desdém a bibliotecária disse: - Não estou entendendo...
A menina então explicou: Não foi no dicionário que eu encontrei não, foi aqui, nesta Bíblia. Que livro! Bom, eu já vou indo, até logo dona Livrilda e se a senhora permite uma sugestão de leitura, abra em Marcos, capítulo 9, versículos 30 a 37, ajudaria muito você, digo a senhora. Até logo.
A Bibliotecária perguntou para a faxineira: - Ei faxineira, você sabe o que diz esse tal de Marcos?
Com muita humildade a Sebastiana explicou: - Ele nos desafia a imitar Jesus: fazer-nos pequeno e viver para os pequenos. Ser o servidor de todos.
- Ah! É isso? Quando eu tiver um tempinho vou ler. A esnobe mulher respondeu.
A Sebastiana finalizou: - A senhora vai gostar porque na Bíblia está a fonte da vida!
Comentarios