top of page

MÃE = AME

Dia das Mães

Autoras: Andréa Ferraz, Cecília Pellegrini e Vera Pastrello


Cenário: 1) Fundo do mar => Lado esquerdo do palco - casa da mãe sereia: um enorme espelho, onde teriam plumas penduradas, bolsas, fotos, etc. Lado direito do palco - casa da mãe polvo: retrato da família, um desenho infantil, lista de compras.

2) Estúdio de TV para a cena do concurso: um trono com a palavra mãe no topo, uma mesa dos jurados.

Personagens: Sereilde (mãe sereia), Sereneia Maria (filha sereia), Polviana (mãe polvo), Polvielen (filha polvo), Peixélica (apresentadora), Jurados: Lula, Hebe Camarão e Ana Sardinha Braga.

[Som de água para a entrada da mãe sereia]

SEREILDE: - Nem acredito que chegou o grande dia do concurso. Sabe... [olhando para a plateia] vou contar um segredinho... O concurso é para a melhor mãe do ano e eu fui a primeira a me inscrever. Mas, cá entre nós, eu tenho tudo pra ganhar. Nado 3 km por dia e minha alimentação é a base de shake diet de ostras. Dou banho de algas nos meus cabelos 2 vezes por semana. [fala para um espectador], passa a mão e vê que macio e o último segredinho: uso um creminho de óleo de baleia que deixa a minha pele super macia. Não sou o máximo?

SERENEIA MARIA [entra em cena correndo]: - Mamãe, você fechou a academia mais cedo hoje?

SEREILDE: - Lógico, pois hoje é a final do concurso.

SERENEIA: - Mãe, você tá linda. Um beijo de boa sorte [vai até a mãe.]

SEREILDE [a mãe a repele]: - Serenéia Maria, não toque em mim, pois já pintei as unhas com esmaltes marinhos madrepérolas. Mas afinal o que você quer?

SERENEIA: - Mãe, cheguei da escola com uma fome!

SEREILDE: - Fome? Ih, me esqueci. É que a mamãe está de dieta e nem lembra dessas coisas. Mas...já sei [pega o celular em forma de concha]: - Alô, é da cantina sabor do mar? Por favor, manda uma pizza de aliche?

SERENÉIA: - Mas você me prometeu que hoje iria fazer espaguete al maré, especialmente para mim!

SEREILDE: - Falar, eu falei, mas sabe que a cozinha e eu não somos muito amigas, né. Vá lá na sala que logo, logo a pizza chega. E não se esqueça de ligar no canal da TV oceano que vai passar o concurso em que a mamãe vai participar. Torce por mim viu?

SERENÉIA: - Mas mamãe é cedo ainda, por que você não janta comigo e depois vai?

SEREILDE: - Tá louca, Serenéia Maria? Quer que eu perca a minha forma? A sua babá vai ficar aqui até eu voltar com o prêmio de melhor mãe do ano. Tchauzinho e beijinho [joga um beijo de longe e sai de cena.]

SERENÉIA [muito triste]: - Poxa... [sai de cena cabisbaixa.]

[Entra em cena a mãe polvo com uma sacola presa em um dos tentáculos (saindo folhas verdes como se fossem algas), o notebook, um livro e uma mamadeira.]

POLVIANA [deixando o notebook sobre um móvel enquanto fala]: - Quanto trabalho eu tive hoje no gabinete da rainha, agora preciso correr com essa mamadeira.

POLVIELEN [entra em cena]: - Oi, mamãe, ainda bem que você chegou, o papai ligou e mandou avisar que vai chegar tarde porque tem uma reunião no reino dos tubarões.

POLVIANA: - Poxa eu contava com ele hoje. Então vai chamar a Lindalga.

POLVIELEN: - Não vai dar não, mãe, ela teve que sair mais cedo hoje porque vai ter reunião na creche do filhinho dela. Nem a janta ela fez.

POLVIANA: - Não acredito que a Lindalga saiu e deixou vocês sozinhos? [dá um suspiro e nisso toca o telefone.]

VOZ EM OFF: - Dona Polviana, aqui é a secretária da Rainha Estrela do Mar. Ela pediu pra avisar que a reunião de amanhã a tarde foi antecipada para as 8:00 horas. Ela quer os relatórios prontos.

POLVIANA: - Nossa quanta coisa junta.

POLVIELEN: - Mamãe, você precisa se aprontar logo, tá quase na hora do concurso. E hoje é a final. Sabe mamãe, eu tenho certeza que você vai ganhar. Assim que eu ouvi no rádio sobre o concurso, logo fiz sua inscrição. Mãe como você, não existe!

POLVIANA: - Ah, Polvielen, só você mesma pra me inscrever, né? [vai entregando a sacola para a filha]. - Olha, eu trouxe algas frescas para vocês comerem e também comprei o livro que você está precisando.

POLVIELEN: - Obrigada mamãe, nem sei como você consegue fazer tantas coisas ao mesmo tempo e olha que você é uma polva, heim! Mas, vá correndo senão vai perder o concurso. Eu vou ficar torcendo.

POLVIANA: - Você acha que vou deixar você e seu irmão sozinhos aqui para ir participar de um concurso?

POLVIELEN: - Eu sabia que você iria dizer isso, então eu chamei a vovó para ficar com a gente. Ela está lá no quarto com o Polvito.

POLVIANA: - Polvielen, só você mesma viu! Mas eu nem fiz as unhas, e não vai dar tempo de trocar de roupa. Agora vai assim mesmo. Vem cá me dar um abraço e um beijo de boa sorte [as duas se beijam.]

POLVIELEN: - Vai logo mamãe, senão não dá tempo.

POLVIANA: - Sim, minha filha, mas primeiro vou levar a mamadeira para seu irmãozinho e dar um beijo nele e na sua vó e depois vou rapidinho [vai saindo de cena e falando]. - Não se esqueça de deixar a louça na pia, não dê muito trabalho para sua avó e não fique na tv até tarde, logo, logo seu pai estará aqui.

POLVIELEN: - Pode deixar mamãe, pode deixar...

[Som de água para a troca de cenário: Estúdio de TV - os 3 jurados já estarão em cena, sentados.]

VOZ EM OFF: - A TV Oceano apresenta pra vocês... Peixélica!

PEIXÉLICA [entra em cena]: - Então senhoras e senhores, chegou o grande Dia. Muitas mães foram inscritas e temos duas finalistas classificadas. Mas antes vamos cumprimentar nossos jurados: Ana Sardinha Braga [faz gestos com a mão de coração]; Hebe Camarão [fala: - que gracinha!] e o Vosso Excelentíssimo Sr. Presidente Oceânico: Lula [fala: companheiros e companheiras.]

E agora vamos chamar então as duas classificadas: Sra. Sereilde [entra toda exibida] e Sra. Polviana [entra timidamente].

PEIXÉLICA: - Boa noite Sra. Sereilde, boa noite Sra. Polviana.

SEREILDE e POLVIANA]: - Boa noite Peixélica.

PEIXÉLICA: - Como estava no regulamento do concurso, a vencedora será quem der a melhor resposta para a pergunta da noite. Lembrando que seus celulares estarão ligados diretamente com suas casas para alguém de lá ajudar vocês na resposta. Vocês estão preparadas?

SEREILDE e POLVIANA]: - Sim!

PEIXÉLICA: - Vamos então para a primeira pergunta da noite que será feita por... [pega um cartão] - Hebe Camarão.

HEBE CAMARÃO: - Que gracinhas essas mães! A pergunta da noite vai para a Mãe Sereilde. Para você, qual é a coisa mais importante na relação mãe-filhos.

SEREILDE: - Olha, sinceramente pra mim é superimportante deixá-los bem cheirosos, limpos (é claro) e perfumados. Eu não poupo nada, viu? Compro cremes, shampoos, roupas bem fashion. Dou tudo do bom e do melhor. Tenho um quarto que tem tudo que está nas lojas: games, cd’s, jogos, brinquedos. Sabe como é, né? Eles têm que se divertir. Barbie sereias, já perdi a conta... Já comprei até o ingresso para minha filha assistir os “Peixes Brothers”. Quanto à minha parte, além de ser empresária do ramo fitness, levo a minha beleza ao extremo para que eu seja uma mãe maravilhosa.

LULA: - Vejo que para a companheira não existe crise.

HEBE CAMARÃO: - Ela é uma mãe muito fashion.

ANA SARDINHA: - Sim, uma mãe que cuida de sua vaidade

[Nisso toca o celular] SEREILDE: - É agora que a minha resposta vai ficar melhor ainda. [atende toda dengosa] – Alô, Serenéia Maria, diga o que você quer, meu bem.

SERENÉIA MARIA: - Mamãe, a moça da produção pediu para eu fazer uma pergunta, mas a pizza me fez mal e eu estou com muita dor de barriga. Ai, tá doendo muito, queria que você estivesse aqui comigo.

SEREILDE: [brava] - Ora, ora, Serenéia Maria, se era para isso nem precisava falar então. Toma um sal marinho e vá dormir, que não posso sair daqui agora. [e desliga toda brava].

ANA SARDINHA [indignada]: - Vixe, menina.

PEIXÉLICA: - E agora a segunda pergunta da noite será feita pelo jurado [tira outro cartão] Ana Sardinha...

ANA SARDINHA: - Senhora Polviana, também vou querer saber qual é a coisa mais importante, para você, na relação mãe-filhos?

POLVIANA: - Eu acho que a essência está na própria palavra MÃE.

[Os jurados se entreolham.]

HEBE CAMARÃO: - Como assim minha gracinha?

LULA: - Olha, sei que a companheira está nervosa, mas esse concurso é marolinha.

ANA SARDINHA: - Acorda menina.

SEREILDE [olha pra plateia e fala]: - Tá no papo esse concurso.

[Polviana então vai até a palavra MÃE e transforma-a em AME.]

PEIXÉLICA: - AME? O que você quer dizer com isso?

POLVIANA: - Mãe é amar incondicionalmente [segura o A]. É transbordar de alegria com pequenos atos de seus filhos, mãe é esse mistério [segura o M]. Mãe é entender, é ensinar, é esperar o tempo que for preciso [segura o E.]

Mãe é... [toca o celular.]

POLVIELEN [voz em off]: - Desculpe mamãe, mas é que o Polvito Junior prendeu seu tentáculo e está chorando muito, o papai ainda não chegou e a vovó foi à farmácia medir a pressão. O que eu faço?

POLVIANA: - Polvielen, minha filha, vá acalmando Polvito Jr que eu já estou indo agora mesmo, beijos.

PEIXÉLICA: Mas Sra. Polviana, a votação nem começou, se a Sra. sair agora, poderá perder o título e o prêmio.

POLVIANA: - Dona Peixélica, o título mais nobre eu já tenho que é ser mãe e o prêmio mais precioso está me esperando em casa, meus filhos. Desculpem, mas preciso ir [sai correndo.]

PEIXÉLICA: - Espere Sra. Polvina, não saia assim em polvorosa. Produção, produção, corre atrás dela, trás de volta a Sra Polviana

[Os jurados ficam falando entre si.]

LULA: - Então só nos resta entregar o prêmio para a Sra. Sereilde.

SEREILDE: - Não é necessário não, a vencedora é aquela que além de ser verdadeiramente mãe ainda me ensinou aquilo que eu ainda não tinha enxergado. Estou me sentindo um pouco culpada de deixar a Serenéia Maria doente.

PEIXÉLICA: - Sabe Sra. Sereilde, tudo isso foi apenas um teste. As ligações das filhas não foram de verdade, elas ligaram daqui mesmo, nada aconteceu com seus filhos e a Sra. Polviana já está retornando ao palco.

[Entra Sereneia e as duas se abraçam, entra Polviana com a sua filha também.]

SEREILDE: - Polviana, você provou que é uma mãe de verdade. Eu preocupada só com a aparência e você me mostrou o que é essencial.

POLVIANA: - Ora, Sereilde, você também deve ser uma boa mãe, talvez só precise ficar atenta a algumas coisas. É importante a gente também se preocupar com a nossa aparência, só tem que saber dosar.

LULA: - Na qualidade de líder máximo desse oceano devo dizer que minha companheira, a Sra. Polviana merece o prêmio de melhor mãe do reino marinho.

PEIXÉLICA: - Palmas para a mãe do ano.

[O júri vai para a frente.]

ANA SARDINHA BRAGA: - Esta é a nossa homenagem a todas as mulheres que realizam o mais importante trabalho do mundo.

HEBE CAMARÃO: - Que por muitas vezes sonham com a existência de um manual.

LULA: - E que, além de parecer ter muitos tentáculos, possuem um enorme coração.

TODOS: - Feliz Dia das Mães!

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

Commentaires


bottom of page