O que eu fiz com os talentos que recebi?
- Ovelhinha
- 27 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Mt 25,14-30 ou 14-15.19-21 Autora: Cecília Pellegrini (Utilização de personagens de contos populares)
Cenário: Um livro gigante com uma passagem de tecido, por onde entrarão as personagens Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Branca de Neve.
Personagens: já conhecidos (Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Branca de Neve e Lobo Mau), escritora e uma criança da plateia, previamente ensaiada.
A ESCRITORA ENTRA ANIMADA TRAZENDO UMA ENORME CANETA NA MÃO: - Oi amiguinhos! Eu sou Dora, uma escritora de historinhas infantis. Quando pequena eu pedia para os meus pais lerem historinhas pra mim. Depois aprendi a ler e escrever e aí não parei mais. Sinto uma vontade incrível de criar... [vai até o livro gigante e continua sua fala] Hoje vou escrever uma historinha com a Chapeuzinho Vermelho. Como ela é mesmo? Vocês podem me ajudar? [esperar a resposta de alguma criança]. Isso mesmo! Ela tem cabelos pretos, uma capa com capuz vermelho [finge que vai escrevendo]. Eita, a tinta da caneta acabou. Vou lá dentro buscar outra. [sai de cena].
CHAPEUZINHO APARECE [coloca a cabeça pelo tecido do livro e chama pela escritora]: - Uhhhhh, escritora Dora! [olha para os lados] Cadê ela? Crianças, posso sair do livro? [Chapeuzinho sai cantando] “Pela estrada afora eu vou bem sozinha levar esses doces para a vovozinha. Ela mora longe, o caminho é deserto e o Lobo Mau passeia aqui por perto”. [para de cantar e se mostra aflita por lembrar do Lobo Mau] - Oh! Nessa historinha tem lobo mau... Isso é mau, muito mau...
ENTRA EM CENA O LOBO: - Oi Chapeuzinho... não se preocupe, eu passei uma temporada com as crianças da Igreja [aqui dizer o nome da Paróquia onde está sendo encenada a peça] e agora sou um lobo bonzinho.
CHAPEUZINHO: - Que bom, seu lobo! Quero muito conhecer essas crianças.
LOBO: - A conversa está boa, mas agora preciso sair pelo bosque para contar tudo o que aprendi e vivi nessa comunidade.
CHAPEUZINHO: - Eu posso ir junto?
LOBO: - Claro!
CHAPEUZINHO FALA COM AS CRIANÇAS DA PLATEIA: Crianças, por favor, quando a escritora Dora chegar conte que o lobo agora é bom e que eu fui com ele ao bosque? [antes de iniciar a peça, uma criança da plateia será instruída para falar quando a escritora entrar]. [Os dois personagens sairão cantarolando]
A ESCRITORA ENTRE EM CENA: - Aqui está! [mostra uma nova caneta] Agora poderei continuar.
A CRIANÇA DA PLATEIA VEM ATÉ O CENTRO E FALA: - Escritora Dora, a Chapeuzinho Vermelho saiu do livro e foi passear no bosque com o Lobo Mau.
ESCRITORA NERVOSA: - Com o Lobo Mau?
CRIANÇA: - Mas agora ele é bonzinho porque conheceu as crianças da Igreja [aqui dizer o nome da Paróquia onde está sendo encenada a peça].
ESCRITORA FELIZ: - Obrigada por avisar. [a criança volta ao seu lugar] Já que a Chapeuzinho está bem vou continuar com minhas criações. A Cinderela e a Branca de Neve precisam estar na minha historinha também. Como é a Cinderela mesmo? [esperar uma fala das crianças]. Isso mesmo: cabelos loiros, vestido azul, a Branca de Neve tem cabelos pretos e a pele branquinha [finge escrever]...
CINDERELA E BRANCA DE NEVE SAEM DO LIVRO: - Oi Dora!
ESCRITORA: - Oi! Sejam bem vindas!
ENTRA A CHAPEUZINHO TODA ANIMADA: - Dora!!!! Oi Cinderela, oi Branca de Neve. Vocês não vão acreditar! O Lobo Mau agora é bonzinho!
CINDERELA E BRANCA DE NEVE: - Que coisa boa!
CHAPEUZINHO: - Dora, o Lobo ajudou tantas pessoas, eu vi que os humanos tem tantos talentos, um jeito diferente de fazer coisas boas e foi tão bom sair do livro e viver com os humanos!
ESCRITORA: - Sim, nós seres humanos, quando nascemos recebemos de Deus muitos talentos. Vocês também, minhas queridas, ao criá-las, lhes dei muitos talentos. Um verdadeiro presente!
CHAPEUZINHO: - Nós sabemos e agradecemos, né amigas?
CINDERELA E BRANCA DE NEVE: - Claro!
CHAPEUZINHO: - Vejam [mostra 5 corações que estarão pendurados em seu pescoço]. Eu recebi 5 talentos!
BRANCA DE NEVE: - Eu recebi 2! [mostra].
CINDERELA: - Eu recebi 1! [mostra].
CHAPEUZINHO, CINDERELA E BRANCA DE NEVE: - Obrigada, Dora!
ESCRITORA: - De nada! Agora eu vou ter que sair e quero que vocês coloquem o presente que receberam, ou seja, os talentos a serviço do bem e da vida.
CHAPEUZINHO, CINDERELA E BRANCA DE NEVE: - Pode deixar! Tchau!
[escritora sai de cena]
CHAPEUZINHO: - Eu vou começar agora mesmo a colocar os meus talentos em prática. O Lobo vai poder me ajudar, afinal ele viveu e aprendeu muito nessa comunidade. Querem vir comigo?
BRANCA DE NEVE: - Eu quero sim!
CINDERELA: - Eu prefiro ficar aqui a sair nesse sol. Andar pelo bosque e me cansar? Nem pensar! Podem ir, tchau!
[Assim que a Chapeuzinho e a Branca de Neve saem de cena, a Cinderela começa a cantar]: - Vou ficar aqui quietinha, descansando a cabecinha. O meu talento vou proteger, vou me esconder para nada acontecer... [entra no livro].
ESCRITORA ENTRA ANIMADA E CHAMA: - Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve?
[A Chapeuzinho e Lobo entram, trazendo sacolas cheias de doações e Branca de Neve entra com 1 bíblia e um terço. No pescoço, Chapeuzinho tem 10 corações pendurados e Branca de Neve tem 4].
CHAPEUZINHO, BRANCA DE NEVE E LOBO: - Oi Dora!
ESCRITORA: - Oi amigos! A Cinderela não estava com vocês?
LOBO, CHAPEUZINHO E BRANCA DE NEVE: - Não!
[Todos começam a chamar bem alto e a procurar pelo cenário]: - Cinderela! Cinderela, cadê você?
[Cinderela sai do livro, bocejando]: - Oi!
ESCRITORA: - Vocês ficaram um tempão com os talentos que lhes dei e agora quero saber o que fizeram com eles.
LOBO: - Dora, você ficará muito feliz em ver o quanto a Chapeuzinho e a Branca de Neve multiplicaram os talentos que receberam.
CHAPEUZINHO: - Você nos ajudou muito seu Lobo, falando como as pessoas da Comunidade [aqui citar o nome da Igreja onde a peça está sendo encenada] multiplicam os talentos. Aí foi só fazer o mesmo. Vejam a quantidade de doações que arrecadamos! [mostram as sacolas]. Vamos ajudar as famílias carentes. Dora, também abrimos um brechó para conseguir dinheiro para ajudar a manter crianças de duas creches. Quando eu percebi, meus 5 talentos tinham virado 10 [mostra os corações]. Muita gente se juntou a nós.
BRANCA DE NEVE: - E eu organizei grupos de oração, agora sou catequista e também participo do grupo que visita os doentes. Quando dei por mim já não tinha apenas 2, mas estava com 4 talentos. Veja! [mostra].
ESCRITORA: - Que maravilha! Como vocês provaram que foram responsáveis com o presente, usando bem os talentos que lhes dei. Tomem aqui mais e mais talentos [entrega mais corações]. E você, Cinderela? Vi que você não chegou com seus amigos.
CINDERELA: - Ah Dora, eu não quis sair por aí com o meu único talento por isso eu preferi ficar com ele só pra mim, nada de estar com outras pessoas e correr o risco de perdê-lo. Entrei no livro e fiquei quietinha, escondidinha. Até dormi para o tempo passar.
LOBO: - Qual foi o talento que você recebeu?
CINDERELA: - Sei lá, espera aí deixa ver [finge ler no coração]. Foi o de cantar. Ah! Então foi por isso que senti uma vontade incrível e comecei a cantar!
CHAPEUZINHO: - Pena que cantou apenas pra si e a Dora disse que era para colocarmos nossos talentos a serviço do bem e da vida.
CINDERELA ARREPENDIDA: - Realmente! O que eu fiz com os talentos que recebi? Eu fui egoísta guardando só pra mim. Vendo a alegria de vocês por tudo o que fizeram eu quero me esforçar mais. Vi que sou muito acomodada e um tanto preguiçosa...
ESCRITORA: - Que bom que você reconheceu, arrependeu-se e quer mudar.
CINDERELA: - Dora, eu prometo que daqui pra frente serei responsável, atenciosa e dedicada a fazer o bem. Pra mostrar minha vontade em realmente mudar estou aqui pensando... Que tal formarmos um coral bem bonito?
TODOS RESPONDEM FELIZES E ANIMADOS: É pra já!
[E começam a cantar]
Quando nasci, talentos recebi.
Vou multiplicar e sempre ajudar
Vem comigo também participar
E com Jesus iremos festejar
[Despendem-se da plateia]: - Tchau!
留言