O que é preciso para ser feliz?
- pelegrincecilia
- 23 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Mc 9,30-37
Autora: Cecilia Pellegrini
Cenário: O pátio de uma escola. No lado direito colocar uma mesinha e uma placa “CANTINA DA TINA”. No lado esquerdo haverá uma lata no chão identificada “LIXO”.
Personagens: Camila, Eduardo e Amanda (3 pré-adolescentes) e Tina (adulta).
Em cena a Tina, dona da cantina, que estará atrás da mesinha [cantina].
[Camila e Eduardo entram (lado esquerdo).Amanda entra apressada e passa na frente das duas crianças]
AMANDA: - Eu sou a primeira, eu sou a primeira!
TINA: - Calma Amanda.
AMANDA [ri]: - Eu gosto de ser sempre a primeira em tudo!
TINA: - Você não pode empurrar as outras crianças...
AMANDA: - Mas eu sou a melhor, a mais esperta, a mais rápida, a mais bonita, a mais inteligente...
TINA: - Pois fique sabendo que ninguém é maior ou melhor que ninguém. Devemos viver em paz, unidos.
AMANDA [faz gesto de desdém com os ombros e muda de assunto]: - Ô dona, eu quero um pacote de salgadinho.
TINA: - Não tem, mas tem frutas, lanche natural...
AMANDA: - Eca, não gosto... Me dê um chocolate então. [O papel do chocolate deve estar sem nada dentro, para facilitar a encenação. Amanda abre e finge comer, colocando tudo na boca e dá uns passos até perto da lata de lixo e fala de boca cheia]: - Hum, que gostoso! [Amassa o papel e joga no chão].
[enquanto isso, as duas crianças já compraram seus lanches (papel alumínio vazio dentro) e ficaram no meio do palco fingindo comer. Camila vai jogar o papel do lanche no lixo].
AMANDA [tira o papel da mão dela]: - Dá aqui, que vou fazer bolinha pra brincar.
CAMILA: - Me dá aqui! Eu vou jogar no lixo...
AMANDA [começa a xingá-la, fazendo gestos de briga]: Sua... [sonoplastia faz um som para fingir que está encobrindo um palavrão]. Não se meta comigo porque eu [SOM] e aí eu [SOM] e [SOM].
TINA [Vai até Amanda]: - Amanda, pare de xingar a sua colega! Não brigue...
AMANDA [irritada]: - Eu só queria o papel pra fazer uma bolinha...Você sabe que eu sou a melhor em tudo o que faço.
TINA [bem calma]: - Mas se você é a melhor em tudo o que faz, devia saber que lugar de lixo é dentro da lata [pega o papel do chocolate]. Veja, você jogou no chão o papel do chocolate que você comeu.
AMANDA [brava]: - Eita, você não é a minha mãe tá? E tem faxineira na escola. É serviço dela limpar o chão.
TINA: - Mas você jogando no lixo, além de fazer a coisa certa, também estará ajudando a faxineira.
AMANDA [indignada]: - Eu fazer serviço de faxineira? Qual é? Ela é quem tem que me servir.
TINA: - Não há nada de mais em colaborar com as pessoas Amanda! Você não ajuda seus pais em casa?
AMANDA: - Eu não!
EDUARDO: - Dona Tina, eu arrumo minha cama todos os dias.[Amanda faz gesto de desdém].
CAMILA: Lá em casa...
AMANDA [fala por cima]: - Ei, quando vai chegar salgadinhos na cantina?
TINA: - Calma Amanda, não pode falar enquanto outra pessoa estiver falando. Continue Camila.
CAMILA: - Eu ajudo minha mãe: enquanto ela lava eu vou enxugando e guardando as louças. [Amanda faz cara de desdém].
EDUARDO: - Eu mesmo guardo todos os meus brinquedos e procuro não deixar nada espalhado pela casa... [Amanda faz cara de desdém].
TINA: - Muito bem, isso mostra o quanto vocês amam seus pais e vivem como Jesus ensinou.
AMANDA: - Nada ver dona Tina ficar colocando Jesus na conversa.
TINA: - Tudo a ver Amanda, pois Ele nos ensinou que devemos ser bons, ajudar a todos, ser humildes e simples.
CAMILA: - Eu me esforço muito pra ter um coração como o de Jesus.
EDUARDO: - Eu também!
AMANDA [dá uma gargalhada]: - Essa é boa seus sabidinhos! Então me digam: como vocês fazem para conseguir ter um coração como o de Jesus?
CAMILA: - Eu só penso em coisas boas, positivas: não brigar, não xingar...
EDUARDO: - Eu procuro ajudar a todos, também me esforço pra não ter preguiça...
TINA: - Que lindo crianças! É isso mesmo! Jesus ensinou a sermos como Ele: solidários, unidos e sempre prontos pra servir.
CAMILA: - E sendo como Ele a gente é mais feliz, né dona Tina?
TINA: - Isso mesmo Camila: basta sermos como Ele para sermos felizes.
AMANDA [pensativa]: - Mas... E como eu posso ser como Jesus?
TODOS: - Amando Amanda! A-man-do!
AMANDA [alegre]: - Então agora eu serei a Amanda que ama! Afinal, eu já sei o que é preciso para ser feliz... (falar a parte sublinhada com bastante ênfase)
[Todo elenco começa a cantar um pedaço da música “amar como Jesus amou”, de Pe. Zezinho].
[Deverão cantar logo em seguida, dando sequência à fala da Amanda].
“Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou Pensar como Jesus pensou Viver como Jesus viveu Sentir o que Jesus sentia Sorrir como Jesus sorria E ao chegar ao fim do dia Eu sei que dormiria muito mais feliz”
[Enquanto cantam escolher algumas imagens de ações positivas para projetar no telão ].
Ao final do refrão todo elenco se despedirá: Tchau!
Comments