top of page

O que é preciso para ser feliz?

Mc 9,30-37

Autora: Cecilia Pellegrini


Cenário: O pátio de uma escola. No lado direito colocar uma mesinha e uma placa “CANTINA DA TINA”. No lado esquerdo haverá uma lata no chão identificada “LIXO”.

Personagens: Camila, Eduardo e Amanda (3 pré-adolescentes) e Tina (adulta).

Em cena a Tina, dona da cantina, que estará atrás da mesinha [cantina].

[Camila e Eduardo entram (lado esquerdo).Amanda entra apressada e passa na frente das duas crianças]

AMANDA: - Eu sou a primeira, eu sou a primeira!

TINA: - Calma Amanda.

AMANDA [ri]: - Eu gosto de ser sempre a primeira em tudo!

TINA: - Você não pode empurrar as outras crianças...

AMANDA: - Mas eu sou a melhor, a mais esperta, a mais rápida, a mais bonita, a mais inteligente...

TINA: - Pois fique sabendo que ninguém é maior ou melhor que ninguém. Devemos viver em paz, unidos.

AMANDA [faz gesto de desdém com os ombros e muda de assunto]: - Ô dona, eu quero um pacote de salgadinho.

TINA: - Não tem, mas tem frutas, lanche natural...

AMANDA: - Eca, não gosto... Me dê um chocolate então. [O papel do chocolate deve estar sem nada dentro, para facilitar a encenação. Amanda abre e finge comer, colocando tudo na boca e dá uns passos até perto da lata de lixo e fala de boca cheia]: - Hum, que gostoso! [Amassa o papel e joga no chão].

[enquanto isso, as duas crianças já compraram seus lanches (papel alumínio vazio dentro) e ficaram no meio do palco fingindo comer. Camila vai jogar o papel do lanche no lixo].

AMANDA [tira o papel da mão dela]: - Dá aqui, que vou fazer bolinha pra brincar.

CAMILA: - Me dá aqui! Eu vou jogar no lixo...

AMANDA [começa a xingá-la, fazendo gestos de briga]: Sua... [sonoplastia faz um som para fingir que está encobrindo um palavrão]. Não se meta comigo porque eu [SOM] e aí eu [SOM] e [SOM].

TINA [Vai até Amanda]: - Amanda, pare de xingar a sua colega! Não brigue...

AMANDA [irritada]: - Eu só queria o papel pra fazer uma bolinha...Você sabe que eu sou a melhor em tudo o que faço.

TINA [bem calma]: - Mas se você é a melhor em tudo o que faz, devia saber que lugar de lixo é dentro da lata [pega o papel do chocolate]. Veja, você jogou no chão o papel do chocolate que você comeu.

AMANDA [brava]: - Eita, você não é a minha mãe tá? E tem faxineira na escola. É serviço dela limpar o chão.

TINA: - Mas você jogando no lixo, além de fazer a coisa certa, também estará ajudando a faxineira.

AMANDA [indignada]: - Eu fazer serviço de faxineira? Qual é? Ela é quem tem que me servir.

TINA: - Não há nada de mais em colaborar com as pessoas Amanda! Você não ajuda seus pais em casa?

AMANDA: - Eu não!

EDUARDO: - Dona Tina, eu arrumo minha cama todos os dias.[Amanda faz gesto de desdém].

CAMILA: Lá em casa...

AMANDA [fala por cima]: - Ei, quando vai chegar salgadinhos na cantina?

TINA: - Calma Amanda, não pode falar enquanto outra pessoa estiver falando. Continue Camila.

CAMILA: - Eu ajudo minha mãe: enquanto ela lava eu vou enxugando e guardando as louças. [Amanda faz cara de desdém].

EDUARDO: - Eu mesmo guardo todos os meus brinquedos e procuro não deixar nada espalhado pela casa... [Amanda faz cara de desdém].

TINA: - Muito bem, isso mostra o quanto vocês amam seus pais e vivem como Jesus ensinou.

AMANDA: - Nada ver dona Tina ficar colocando Jesus na conversa.

TINA: - Tudo a ver Amanda, pois Ele nos ensinou que devemos ser bons, ajudar a todos, ser humildes e simples.

CAMILA: - Eu me esforço muito pra ter um coração como o de Jesus.

EDUARDO: - Eu também!

AMANDA [dá uma gargalhada]: - Essa é boa seus sabidinhos! Então me digam: como vocês fazem para conseguir ter um coração como o de Jesus?

CAMILA: - Eu só penso em coisas boas, positivas: não brigar, não xingar...

EDUARDO: - Eu procuro ajudar a todos, também me esforço pra não ter preguiça...

TINA: - Que lindo crianças! É isso mesmo! Jesus ensinou a sermos como Ele: solidários, unidos e sempre prontos pra servir.

CAMILA: - E sendo como Ele a gente é mais feliz, né dona Tina?

TINA: - Isso mesmo Camila: basta sermos como Ele para sermos felizes.

AMANDA [pensativa]: - Mas... E como eu posso ser como Jesus?

TODOS: - Amando Amanda! A-man-do!

AMANDA [alegre]: - Então agora eu serei a Amanda que ama! Afinal, eu já sei o que é preciso para ser feliz... (falar a parte sublinhada com bastante ênfase)

[Todo elenco começa a cantar um pedaço da música “amar como Jesus amou”, de Pe. Zezinho].

[Deverão cantar logo em seguida, dando sequência à fala da Amanda].

“Amar como Jesus amou

Sonhar como Jesus sonhou  Pensar como Jesus pensou Viver como Jesus viveu Sentir o que Jesus sentia  Sorrir como Jesus sorria E ao chegar ao fim do dia  Eu sei que dormiria muito mais feliz”

[Enquanto cantam escolher algumas imagens de ações positivas para projetar no telão ].

Ao final do refrão todo elenco se despedirá: Tchau!

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

Comments


bottom of page