Os 90 anos da vovó
- Ovelhinha
- 27 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2020
Mc 1,21-28
Autora: Cecília Pellegrini
(utilização de personagens do conto popular Chapeuzinho Vermelho)
Chapeuzinho Vermelho saiu de sua casa, bem animada, pois iria ao aniversário de 90 anos da sua avó.
Ela seguia pelo caminho, cantando: - Hoje nesta historia, eu vou boazinha. Festejar a vida da vovozinha. Ela comemora 90 aninhos, com bons exemplos para os seus netinhos...
Ao chegar encontrou a casa toda enfeitada, lotada de convidados, entre eles havia os sete anões, a fadinha, o príncipe e até uma bruxa, afinal a vovó diz que precisamos tratar bem todas as pessoas, nada de ter inimigos.
Enquanto a Chapeuzinho estava cumprimentando todos os convidados, sua mãe entrou na sala trazendo mais docinhos: - Filha, que bom que você chegou!
Chapeuzinho falou cochichando, fazendo cara de descontentamento: - Tem muitos convidados na festa! Até a bruxa malvada veio! Vou fingir que ela nem existe.
A mãe a repreende: - Filha, não faça isso. Você sabe que a vovó vive os ensinamentos de Jesus e não foi isso que ela nos ensinou.
Chapeuzinho falou: - Isso é verdade mesmo, né mãe, porque ela nos ensina de um jeito tão simples e sem ser mandona. Só com o jeitinho dela ser e viver eu já aprendo.
- Isso mesmo, ela nos dá o exemplo. Ela diz que precisamos ajudar todos a ser bons e só fazer as coisas certas. Lembrou a mãe da Chapeuzinho.
- Tá mamãe, eu vou me esforçar. Prometeu a filha.
Ela acena para a bruxa e diz: - Oi dona bruxa, que bom que a senhora está aqui na casa da vovó. Seja bem-vinda, viu!?
A mãe fica feliz e dá um beijo na filha: - Muito bem filhinha, é assim que deve ser. A vovó vai adorar ver tantas pessoas no aniversário dela.
A Chapeuzinho, então, combina a entrada da aniversariante: - Vamos combinar o seguinte: mamãe, você chamará a vovó e quando ela chegar nós vamos dizer: Feliz aniversário vovó! Convidados: vocês falam bem alto, tá?
A mãe diz: - Entendi! Está tudo pronto? Posso chamá-la?
A filha bem animada confirma: - Pode, pode!
A Mãe vai buscar a vovó e quando chegam todos gritam: - Feliz Aniversário Vovó!
A vovó ficou emocionada e, depois de agradecer, começou a sessão de beijos e abraços.
Após cantarem o “Parabéns pra Você” e cortarem o bolo, chega à festa o Lobo Mau, disfarçado de uma senhora idosa e diz: - Oi, tudo bem? Posso entrar? Eu ainda não conheço ninguém por aqui sabe...
A vovó, sempre muito bondosa e receptiva foi acolher a visita: - Claro que pode entrar. Hoje faço 90 anos e todos estão convidados, principalmente você.
Percebendo que a bebida estava acabando falou: - Filha, vamos preparar mais suco para os convidados?
MÃE: - Sim mamãe, vamos.
As duas foram para a cozinha e a Chapeuzinho ficou olhando fixamente para a mulher que chegou por último e pensou: - Parece que eu conheço essa senhora... Ela se parece com alguém...
O lobo, então, puxa conversa e, sem a menina ver, ele mostra suas garras: - Oi Chapeuzinho Vermelho...
- Mas a senhora já sabe o meu nome?
O Lobo percebe que cometeu um deslize, ficando mudo, sem saber o que dizer até que o silêncio é quebrado pela mãe da Chapeuzinho que a chama.
- Chapeuzinho Vermelho, venha aqui na cozinha nos ajudar, por favor!
O Lobo, então, tenta consertar a falha: - Ah! Eu ouvi quando sua mãe te chamou, foi isso.
A menina, não muito convencida, respondeu: - Então tá. Fique aqui com os convidados que eu vou ajudar a mamãe.
Quando Chapeuzinho estava saindo em direção à cozinha, o Lobo puxa o braço dela com força e diz: - Fique aqui, aliás você é muito boazinha, ajuda todo mundo. Você precisa pensar mais em você. Não precisa ficar obedecendo a pai, mãe, avô, avó...
O lobo tira um celular da bolsa e entrega na mão da Chapeuzinho: - Toma aqui este celular, diz que agora não dá para você ir ajudá-la porque você está no FaceBook com as amigas.
Fala meio irritado, já não disfarça tanto a voz: - Vá Chapeuzinho, grita com a sua mãe que ela deixará você em paz. Mãe manda demais nos filhos.
Ao ouvirem uma voz mais grossa a vovó e a mãe da Chapeuzinho vieram ver o que estava acontecendo e a vovó falou com firmeza: - As mães amam seus filhos!
O Lobo levou um baita susto e deu um salto para trás.
A mãe reforça: - Os pais só querem o bem dos seus filhos.
E a Chapeuzinho completa: - É isso mesmo e todo o carinho, todo amor que nós recebemos nos deixa fortes contra todo o mal.
A vovó tira a peruca do Lobo e diz: - Deixa de ser ruim, Lobo Mau!
Todos ficaram admirados: - Ohhhhh!
A Chapeuzinho Vermelho falou: - Eu sabia que conhecia essa senhora. Que coisa feia: você mente, engana, só ensina coisas erradas... Ao contrário de você, a vovó só nos ensina coisas certas. Eu não vou brigar com você porque a vovó me ensinou que precisamos amar os irmãos como Jesus mesmo nos amou e até você é o nosso irmão.
- Jesus diz que até eu, que sou ruim, sou irmão de vocês? Disse o Lobo intrigado.
Todos reforçam dizendo: - Sim!
Aí vovó lembra que os irmãos precisam se respeitar, um ajudar e cuidar do outro. Para seguir Jesus é preciso mudar de vida.
A mãe reforça: - Seu lobo, basta você querer e se esforçar para ser melhor. Quando você é bom, trata todos com carinho e atenção, você atrai mais e mais pessoas.
- Você nunca mais terá que se disfarçar para que te aceitem. Todos vão querer estar com você! Não é, amigos? Chapeuzinho pergunta aos convidados e todos respondem que sim.
A vovó continuou a orientá-lo: - Seja livre para decidir sua vida. Não deixe que a maldade tome conta do seu coração.
- Vovó, se eu ficar bonzinho será que chegarei aos 90 anos me sentindo em família e feliz? Perguntou o Lobo.
Vovó respondeu: - Claro! Se você deixar Jesus entrar no seu coração você verá a grande transformação!
A mãe concluiu: - “À medida que os ensinamentos de Jesus passam a fazer parte da nossa vida, os espíritos maus não encontram mais espaço, pois é o Espírito Santo quem conduz os nossos pensamentos e nossos atos.”
E a netinha fez uma promessa: - Vovozinha, eu prometo que vou me esforçar para chegar aos 90 anos com o Espírito Santo sempre dentro de mim.
E assim, todos viveram felizes e em paz, com o Espírito Santo sempre conduzindo suas vidas.
コメント