Perdoar sem limites
- pelegrincecilia
- 23 de nov. de 2020
- 5 min de leitura
Mt 18,21-35
Autora: Cecília Pellegrini
Cenário: Um morro desenhado em papelão, simbolizando um formigueiro. Na frente do formigueiro haverá uma abertura em TNT por onde sairão as formigas.
Personagens: 1 boneco fantoche (Manipulador), formigas, formiga-Rainha Formeca, formiga-soldado Formicat.
[Música para a entrada do Boneco-fantoche]
BONECO [Aparece em cena assobiando. Ele olha a paisagem, senta-se em cima do formigueiro e começa a comer uma fruta]: - Oi pessoal, bom dia ! Está um lindo dia, não é ? Convidaram-me para ajudar a contar a historinha de hoje. Eu gosto muito de vir aqui conversar com vocês e lógico, aceitei o convite imediatamente. [O boneco começa a se mexer vigorosamente]: - Ui, ui, ui . O que é que está acontecendo ? Sai, sai. Ui, ui. Eu não acredito: sentei em cima de um formigueiro. Ui, Ui, vocês já adivinharam, não é ? Na historinha de hoje só vai dar...
[Saem várias formiguinhas do formigueiro e falam junto com o boneco]: - Formigas!
BONECO: - Ui, ui, sai, sai ... [O boneco sai de cena].
[Música]
[Cada formiguinha terá uma identificação na frente: guarda, caçadora, agricultora, coletora. Elas encontram algumas folhas caídas no chão e vão uma atrás da outra levando as folhas para o formigueiro. Quando estão prestes a entrar no formigueiro se deparam com a Rainha entrando em cena].
[Som de clarins]
FORMIGUINHAS [fazem gesto de reverência]: - Salve, Salve, Rainha Formeca!
RAINHA: - Formigas do meu formigueiro, hoje saí da colônia para dizer que estou aqui para acertar as contas com todos os meus empregados: com os machos, com as operárias e com os soldados [vai apontando as crianças da plateia com língua de sogra (aquele brinquedo de aniversário que aumenta de tamanho). As formigas em cena demonstram muita obediência].
FORMIGUINHAS: - Sim, sim, senhora.
RAINHA: - A cada dia cobrarei uma formiga. Começarei pela formiga que me deve mais. Hum... vejamos, vejamos. Vocês [apontando as formiguinhas], formigas operárias. Começarei exatamente por uma formiga da família das operárias.
FORMIGUINHAS: - Nós ?
RAINHA: - Sim, vocês. Onde está a operária soldado Formicat?
FORMIGA CAÇADORA: - Está protegendo as formigas coletoras do nosso ninho. Sua Majestade sabe né, as formigas coletoras pegam os alimentos e as formigas soldado ficam como guarda-costas. A Formicat está em serviço.
RAINHA: - Vá, vá chamá-la imediatamente.
[Uma formiguinha fala a frase para a outra (vá chamá-la imediatamente), até que a última entrará no formigueiro e trará a formiga soldado Formicat.]
[Música – Entra a formiga marchando e as outras vão atrás.]
RAINHA: - Soldado Formicat, você está me devendo a fortuna de dez mil folhas. Pague sua dívida agora.
SOLDADO: - Mas Rainha, eu não tenho folhas para lhe pagar.
RAINHA: - Não tem como me pagar ? Então será banida do formigueiro, juntamente com toda a sua família. Guarda, prenda essa formiga. [A formiga guarda segura a Formicat.]
SOLDADO [ajoelhando-se aos pés da Rainha]: - Me dê um prazo, eu te suplico, tenha compaixão. Eu pagarei tudo, me dê um prazo.
RAINHA: - Está bem, está bem, eu acredito em você. Eu perdoarei a sua dívida.
FORMIGAS: - Viva a Rainha ! Viva ! Viva ! Viva !
RAINHA: - Agora vou continuar a minha tarefa de fecundar outras formigas.
[As formigas reverenciam a Rainha e ela entra no formigueiro.]
FORMIGA CAÇADORA: - Vocês viram como a nossa Rainha teve misericórdia da Formicat?
BONECO APARECE : - Pessoal [falando com a plateia], num formigueiro a Rainha pode viver até 15 anos, enquanto todas as outras formigas vivem apenas alguns meses.
FORMIGAS: - Isso, isso, isso.
BONECO: - Eu fiquei sabendo que nessa vida toda, a Rainha sempre perdoa.
FORMIGAS: - Ela nos ama muito.
BONECO: - Gostei dessa Rainha viu. [começa a sacolejar de novo]: - Ui, ui, não está fácil participar dessa historinha, ui, ui, ai, ai, sai formiga, sai formiga [sai de cena].
SOLDADO: - Alto lá, só agora me dei conta de que o boneco tem razão: A Rainha vive até 15 anos e nós apenas alguns meses. Ela pode se dar ao luxo de perdoar, mas euuuuuuuuuuu, eu não. Formiga Caçadora.
FORMIGA CAÇADORA: - Pois não.
SOLDADO [indo pra cima da formiga caçadora]: - Sabe aquelas 100 folhas que você me deve? Pode me pagar agora, agora [gritando e sufocando a formiga caçadora].
FORMIGA CAÇADORA [caindo aos pés da formiga soldado]: - Me dê um prazo e eu te pagarei!
SOLDADO: - Prazo? Nada de prazo. Você não ouviu o boneco? Viveremos apenas alguns meses. Quero minhas 100 folhas agora.
FORMIGA CAÇADORA: - Me perdoa, me perdoa, mas não tenho como pagar.
SOLDADO: - Guarda, joga essa devedora na prisão do formigueiro, sem comida, sem nada. Ela ficará presa até que pague o que me deve. Agora todas trabalhando, vamos, vamos. [fala com a plateia considerando todas as pessoas como formigas.]
[A formiga soldado e as outras ficarão em cena trabalhando, enquanto a caçadora e a guarda entram no formigueiro. Logo em seguida entra em cena a Rainha e as 2 (caçadora e a guarda).]
RAINHA: - Formiga soldado maldosa, eu perdoei a sua dívida de 10 mil folhas porque você pediu, suplicou. Você também não deveria ter compaixão da tua companheira, como eu tive compaixão de você? Se ela tem que ir para a prisão por causa de 100 folhas, você merece ir para as mãos das formigas de mandíbulas maiores e mais fortes para ser torturada por elas. Ficará presa até que me pague tudo.
BONECO [estava em cena observando tudo]: - Viu só soldadinho “de meia tigela”, pelos meus cálculos você passará o resto dos seus dias na prisão, na mão das torturadoras... A historinha já está terminando e está um fim tão triste. Será que não está na hora de você mudar?
SOLDADO: - Ah! Mudar, como assim?
BONECO [pede para as crianças da plateia]: - Oh, crianças inteligentes do meu Brasil, expliquem aí vai. O que vocês acham que a formiga soldado poderia fazer?
[Esperar algumas crianças falarem. Ensaiar uma criança que falará por último]: - A formiga soldado deve perdoar também.
BONECO: - Viu só como é fácil. Vamos lá soldado, estamos esperando.
SOLDADO: - Vocês falam de um jeito que parece tão simples. Vou tentar. Companheira formiga caçadora, você não precisa pagar as 100 folhas que você me deve. Eu perdôo a sua dívida e você me perdoa pelo que eu fiz?
CAÇADORA: - Claro ! (Soldado e Caçadora se abraçam.]
FORMIGAS [felizes e batendo palmas]: - Muito bem!
RAINHA: - Parabéns Formicat, você demonstrou muita sabedoria [abraça a soldado].
BONECO: - Amigos, prestem muita atenção: O nosso perdão transforma toda a história, por isso te fazemos um convite...
TODOS: Perdoe sem limites! Tchau!
Comments