top of page

Predador Não, Preservador Sim!

Lc 5,1-11

Autoras: Cecília Pellegrini e Rafaella Pellegrini

A historinha de hoje se passa numa floresta, com árvores, muitas delas carregadas de frutos e um rio que mata a sede de todos os animais que ali moram. Para preservar toda essa natureza uma placa foi colocada no alto de uma grande pedra, alertando os visitantes: Predador não, Preservador sim! PROIBIDO caçar, cortar árvores, jogar lixo no chão e no rio.

Certo dia um jovem rebelde e maldoso chamado Lilo, com seus dois colegas: Lalo e Lelé, entram na floresta, disposto a fazer maldades.

Lilo, o líder do grupo, trouxe duas armadilhas e um machadinho e entrega aos companheiros: - E aí galera, vamos espalhar terror nessa mata: você Lalo pega essas armadilhas aqui, arma no meio do mato e fica de tocaia. Quando o bicho estiver preso você pega e leva para o acampamento pra gente assar na fogueira.

Lalo vê o alerta e lê em voz alta : - Mas olha a placa Lilo! Predador não, Preservador sim! PROIBIDO caçar, cortar árvores, jogar lixo no chão e no rio.

Lilo debocha dando uma enorme gargalha: - Qual é, você quer ou não quer se divertir?

Lalo responde: - Claro que eu quero, mas...

Lilo interrompe bravo: - Não tem mais, nem menos, pega as duas armadilhas e vai logo e você Lelé, pega aqui esse machadinho e corta uma árvore, mas eu quero um ipê, pra gente fazer uma baita fogueira...

Lelé fica indignado com a ordem : - Cortar uma árvore? E o avi...Mostra a placa.

Lilo interrompe aos berros: - Quem é o líder aqui?

Lelé, com receio em deixar o colega ainda mais bravo reponde: - Você.

Lilo continua a esbravejar: - Então é só obedecer. Vai, vai procurar um ipê prá gente fazer um fogaréu e espantar esses mosquitos.

E lá se vão Lalo e Lelé realizarem a tarefa ordenada por Lilo.

Batendo no próprio corpo para matar os mosquitos Lilo retorna ao acampamento: - Enquanto a galera trabalha eu vou na barraca pra ver se esses insetos me deixam em paz.

Lalo caminha na direção norte até encontrar o local ideal para a caçada: - Aqui é um ótimo lugar para deixar as armadilhas. Vou colocar uma aqui no meio desse mato e se o bicho escapar terá outra armadilha a 10 passos da primeira para garantir. Agora vou ficar escondido atrás dessa pedra, de tocaia, esperando o bichinho...

Um inocente coelho aparece, saltitando todo feliz, até cair na armadilha e ficar chorando. Lalo sai de trás da pedra para pegar o bicho, porém ouve vozes e corre se esconder novamente.

Era um grupo liderado por Lola que estavam andando e cantavam assim: - Vamos cuidar e ajudar a preservar... O planeta terra que é o nosso lar...

Lola faz um sinal para todos pararem e fala bem alto: - Predador...

As companheiras Lulu e Lili respondem: - Não!

Lola diz: - Preservador...

Lulu e Lili respondem: - Sim!

A Líder conduz: - Amigos, vamos caminhar calmamente, observando a natureza, respirando esse delicioso ar puro, saboreando as frutas, mas sempre respeitando e cuidando dessa riqueza natural, certo?

Todos afirmam: - Sim!

De repente Lulu escuta o choro do coelho: - Vocês ouviram? Vejam, tem um bichinho dentro de uma armadilha.

Todos ficam chocados com a cena triste!

Lulu corre salvar o coelho, que fica feliz e não vai embora, depois de lamber muito em forma de amizade e agradecimento ele fica junto ao grupo, sentindo-se protegido.

Lola, como uma verdadeira líder diz: - Deus fez uma natureza tão linda e não a fez só para nós humanos. O planeta Terra é a casa de todos e o Papai do céu não gosta de ver a gente maltratando os bichos.

A Lili, acaricia o coelhinho e diz: - Como podem fazer maldades com quem nem pode se defender... Que injustiça!

Vendo que o coelhinho está tremendo de medo Lola diz: - Ele está assustado! Fique tranquilo coelhinho, nós iremos lhe proteger. Quem será que fez uma maldade dessas com ele?

Lalo, muito triste, sai do seu esconderijo: - Fui eu, mas agora eu estou arrependido porque eu aprendi com vocês que, não é porque somos maiores que os bichinhos, que temos direito de machucá-los.

Todos ficam felizes em ver o arrependimento do garoto: - Muito bem!

Lola pergunta: - Você errou, mas agora sabe que não deve agir mais assim, não é?

Lalo afirma, enquanto acaricia o coelho: - Sei sim e prometo que nunca mais farei isso.

Nesse exato momento chega Lelé, com o machadinho nas mãos: - Vejo que você já pegou o coelho e eu ainda não encontrei um ipê para cortar.

Lola indignada questiona: - Mas você vai derrubar um ipê? Você acha certo acabar com as árvores?

Lelé responde: - Não, aliás quando eu li a placa eu sabia tudo o que não era para fazer, mas eu tenho que obedecer ao Lilo, o líder do nosso grupo.

Lulu explica: - Mas um líder não deve ensinar a fazer coisa errada. Nós temos confiança na palavra da Lola e ela só faz e só nos ensina a fazer o que é certo.

Lalo então faz um pedido: - Eu quero muito ficar com vocês. Posso?

Lelé diz feliz: - Eu também posso fazer parte do grupo de vocês?

Lola, Lulu e Lili respondem afirmativamente: - Claro!

Lola então faz as honras: - Sejam bem-vindos amigos e vamos aprofundar na mata e só fazer boas ações.

Ela lembra o lema do grupo do bem: - Predador!

Todos respondem: - Não!

Lola continua: - Preservador!

Todos falam com muita determinação: - Sim!

E assim o grupo, agora com mais integrantes, continua a excursão cantando: - Vamos cuidar e ajudar a preservar... O planeta Terra que é o nosso lar...

Não muito longe dali Lilo também está caminhando. Leva nas costas uma mochila e nas mãos tem uma latinha de refrigerante e um saco de salgadinhos. De repente para e diz: - Pô acabou meu salgadinho e meu refri.

Ele joga os dois recipientes vazios no chão e colocando a mochila sobre uma pedra diz: - Vou ver se tem mais dentro da mochila.

Vai tirando embalagens vazias e jogando tudo no chão: - Chocolate não tem, o saco de bala tá vazio, bolacha também acabou...

Após ter esvaziado a mochila e jogado no chão, continua andando, procurando comida nos bolsos da calça e sem perceber pisa numa armadilha e grita muito: - Ai, que dor, que dor! Socorro!

O grupo da Lola não ouve, pois estão cantando: - Vamos cuidar e ajudar a preservar... O planeta Terra que é o nosso lar...

Lilo ao ouvir o grupo, grita irritado: - Parem com essa cantoria! Estou aqui, me ajudem!

Lola tira a armadilha e ajuda Lilo a se levantar.

Lilo nem agradece e fala bravo ao ver o Lalo e o Lelé: - O que significa vocês junto com essa turma?

Lalo responde: - Nós deixamos o seu grupo que só faz coisa errada e agora seguimos a Lola.

Lelé completa: - Ela nos ensina a amar e a cuidar da natureza.

Após uma longa gargalhada Lilo desdenha: - Amar, cuidar, que caretice é essa? A gente já se divertiu tanto juntos.

Lalo fala indignado: - Se divertiu? Só fizemos coisas erradas! Você nunca nos tratou com carinho, com respeito... Só fez maldades...

Lulu questiona: - Lilo, você gostou de sentir dor preso na armadilha?

Lilo responde: - Não, claro que não!

Lili o convida a refletir: - Pense no que tem feito, por onde você passa fica um rastro de sujeira e destruição.

Ela mostra toda a sujeira que ele espalhou na natureza e imediatamente todos recolhem e colocam num saco de lixo.

Lola explica: - Lilo, a natureza não aguenta mais ser tão maltratada. Chega de ser predador.

Lilo quer saber mais: - Predador?

Lola, como uma verdadeira mestra fala: - Sim, predador é aquele que destrói, que devora, que acaba com as coisas. Você tem que ser preservador.

Lili complementa: - É Lilo, a Lola nos ensinou que é responsabilidade de cada um preservar porque o planeta Terra é a casa de todos.

Lelé demonstra que muito já sabe e completa: - Se a gente não cuidar o riacho vai secar, a temperatura vai sempre aumentar, as plantas e os animais vão morrer...

Lilo interrompe: - Mas já tá tudo tão destruído mesmo...

Lulu diz: - Mais um motivo pra gente parar de estragar ainda mais.

Lola passa uma mensagem de fé: - Precisamos ser otimistas, acreditar que juntos teremos a coragem e alegria necessárias para trazer cada vez mais gente para o lado do bem, das coisas certas. E aí Lilo, podemos contar com você para nos ajudar?

Lilo após refletir responde: - Se depois de tanta coisa ruim que eu fiz vocês me ajudaram e ainda estão me dando a chance de melhorar, claro que vocês podem contar comigo!

Todos cantam felizes: - Vamos cuidar e ajudar a preservar... O planeta Terra que é o nosso lar...

Predador... Não! Preservador... Sim!

Posts Relacionados

Ver tudo
Mãe Natureza

Jo 9,1-41 Campanha da fraternidade 2004: Água, fonte da vida. Autoras: Vera Pastrello e Cecília Pellegrini A Mãe Natureza estava andando...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães A palhaça Paçoca entrou no picadeiro do Circo Alegria com o mágico Guto. Eles...

 
 
 

Comments


bottom of page