top of page

Vamos orar e nos preparar

Mc 1, 12-15 Autora: Cecília Pelegrini


Cenário: Um painel representando o deserto.

Atrás do painel colocar um banco de madeira e, sobre ele, uma pessoa adulta vestida de anjo. Essa pessoa mostrará números grandes, os quais representarão a passagem do tempo.


Personagens: Príncipe Leonildo (leão), Anjo adulto, Anjo criança, Cobra.

O Príncipe Leonildo entra em cena olhando ao redor, sempre muito calmo. Ele vai ao centro do palco, olha para o céu, abre os braços, ajoelha-se e une as mãos em oração.

Junto do Príncipe haverá uma criança vestida de anjo, com enorme coração vermelho na frente, que representará o coração puro.

Entra a cobra toda satisfeita, traz consigo um fantoche que também é uma cobra. Leonildo continua em oração.

COBRA: - Ora, ora, ora, quem encontro aqui? É o Príncipe Leonildo!

[Ela faz um som característico (sibila) para chamar a atenção do leão, mas ele continua em oração. Então, ela sibila ainda mais alto, e nada do leão olhar].

COBRA FALA COM AS CRIANÇAS DA PLATEIA: - Mas esse Príncipe Leonildo deve ser igualzinho ao pai dele, o Rei Leonildo I. Mas deixa comigo... Com o pai eu não consigo nada, mas com esse filhote... [sibila] É hoje! [faz gesto de esperteza e movimenta a cobrinha fantoche].

ELA VAI FALANDO BEM SEDUTORA E VAI PASSANDO O FANTOCHE PELO CORPO DE LEONILDO: - Mas que honra receber aqui no deserto o Príncipe Leonildo, filho do grande Rei Leonildo I!

PRÍNCIPE LEVANTA-SE: - Eu sabia que você viria.

COBRA: - Mas é claro que eu viria! Aqui é o deserto onde fiz minha morada, na secura, nos espinhos. Aqui você ficará sem água, sem comida...

PRÍNCIPE: - Sim, meu Pai me enviou aqui e ficarei 40 dias em oração!

COBRA FELIZ: - 40 dias? Ficará em oração? [dá uma gargalhada]. Pra quê isso?

PRÍNCIPE: - Para fortalecer o meu espírito, pois eu enfrentarei muita dor e sofrimento aqui na Terra.

COBRA, SEMPRE PASSANDO COBRINHA PELO CORPO DO PRÍNCIPE: - Mas eu posso fazer você se livrar de tudo isso! Você se tornará um rei poderoso, muito poderoso...

PRÍNCIPE: - Eu sou fiel e obediente ao meu pai, Leonildo I.

COBRA BRAVA: - Então vai se contentar em ser um Leonildo II, podendo ser o primeiro? [muda a voz para sedutora novamente]: - Mas, Leonildinho, pense bem comigo... você poderá ter o mundo aos seus pés!

PRÍNCIPE: - Eu quero apenas seguir os passos do meu pai e quero que as pessoas me sigam no caminho que leva até Ele.

COBRA RINDO: Quanta baboseira... Pois fique aí, na sua oração, alimentando esse seu “espiritozinho”... [Leonildo abraça o anjo-criança e se põe em oração novamente].

COBRA BRAVA: - Esse Príncipe é resistente. Vocês viram que não é fácil enganá-lo. Ele só pensa em seguir esse Pai dele. Mas terei 40 dias para tentá-lo... [grita] 40 dias!!!

[ -> Aqui deve-se colocar uma música para a passagem do tempo.

-> A pessoa adulta que está atrás do painel de deserto mostrará apenas suas mãos, que devem estar com uma luva branca, e começará a mostrar números. O último deverá que ser o número 40.

-> Enquanto esses números foram mostrados, a cobra e Leonildo estarão se movimentando na frente do cenário.

-> A cobra pegará cada vez um objeto para seduzir o Príncipe e este sempre fará sinal de negação: 1º ela mostrará joias, depois mostrará cédulas de dinheiro e, por último, mostrará uma coroa enorme.

-> A marcação será o Príncipe indo para um lado do palco e a cobra indo atrás, levando um objeto. Ele faz gesto de recusa e irá para o lado oposto. Aí acontece a mesma marcação com o segundo objeto. Na última marcação, Leonildo estará abaixado, com o braço direito levantado, a cabeça fazendo sinal de “não” e a cobra, ao seu lado direito, com a coroa gigante levantada nas mãos.

-> Congela-se essa cena. O número 40 estará no alto do painel].

UMA VOZ IN OFF DIRÁ:

Passaram-se 40 dias.

Cheios de tentação

Mas o Príncipe combatia

Com muita oração [aqui o anjo adulto, que está atrás do painel, desce do banquinho e aguarda para entrar em cena]

A cobra desistiu [a cobra sai de cena correndo]

Porque o Príncipe reagiu

Com o espírito fortalecido [o anjo adulto aparece]

Seu destino será cumprido.

 PRÍNCIPE: - Sim, estou com meu espírito fortalecido! [dá a mão ao anjo]

ANJO ADULTO: - A oração deixa o coração cheio de amor, disposto a ajudar, perdoar, dialogar, respeitar, compreender e acolher os irmãos [O Príncipe e anjo mostram todos os presentes na plateia].

PRÍNCIPE E ANJO: – Vamos orar e nos preparar!

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

Comments


bottom of page