top of page

Viver aqui se preparando para viver lá

Atualizado: 14 de out. de 2020

Lc 20,27-36

Autora: Cecilia Pellegrini


Certo dia a vaidosa Rosa Negra acordou em seu lindo canteiro e começou a  reclamar: - Que dia feio, só tenho vizinhos chatos. Mas não quero que nada afete as minhas lindas e raras pétalas negras! Vou tomar meu banho matinal. Mas, que tragédia! Minha água importada está acabando! Preciso providenciar mais urgente. Que joia colocarei hoje? Deixe-me escolher: essa não porque é pequena demais, essa não porque não brilha tanto quanto eu, essa... siiim!

A professora Margarida chegou muito animada e cumprimentava todos que encontrava: - Bom dia, amiguinhos!

A Rosa Negra danou-se a resmungar: - Ai, ai, ai, lá vem a professorinha chatinha...

Várias florezinhas chegaram correndo, vindas de todas as partes do jardim: -  Bom dia professora Margarida!

- Bom dia, queridas flores! Vamos aproveitar esse dia lindo para a nossa aula! Convidou a professora, muito dedicada.

As flores gritaram em uníssono: - Vamos!

Mas claro que a Rosa Negra retrucou: - Ei... peraí, tem que ser bem perto do meu canteiro é? Esse lado do jardim é reservado para as flores raras e como podem ver, só tem eu, a Rosa Negra!

Com muito carinho, a professora explicou: - Rosinha querida, todas nós nascemos iguais, você é que quis ser diferente e construiu o seu canteiro longe de nós.

A Rosa agarrou-se aos seus bens materiais: - Claro! Eu não quero correr o risco de alguma flor querer as minhas coisas.

A Margarida lembrou: - Mas éramos tão felizes juntas!

Mas a Rosa Negra discordou mostrando seus bens materiais: - Pois eu não era, hoje estou num nível superior, tenho outras necessidades, como podem ver.

A professora iniciou a aula expondo o assunto do dia: - Bem, hoje eu vim aqui para falar sobre o dia em que seremos colhidas e formos viver no Jardim Celestial!  

Depois da Margarida apontar para o céu, onde é o lugar do Jardim Celestial, as flores gritaram felizes: - Viva! 

O Jasmim manifestou seu desejo: - Eu quero muito viver com o nosso Pai Amor Perfeito!

A professora completou: - Esse é o desejo de toda flor, meu querido! O Amor que nos ama nos transformará, e nós também seremos Amor, e viveremos eternamente junto com o Amor Perfeito! Vocês querem viver no Jardim Celestial?

Todos responderam: - Sim!

Ansiosíssimo, o Jasmim apontou para o céu e pediu: - Professora, o que precisamos fazer para viver lá?

A professora perguntou: - Primeiro é preciso acreditar no nosso pai Amor Perfeito, vocês acreditam?

Enquanto a Rosa Negra fazia cara de desdém, as flores gritaram: - Sim!

A Margarida continuou a explicação, apontando para o chão onde estavam: - E segundo... é viver aqui.

E ela, agora, apontou para o céu: - Se preparando para viver lá!

A Rosa, que tudo ouviu, nada entendeu:- Ai, ai, que aula confusa! Viver aqui se preparando para viver lá! Aff! Que complicação!

- Complicação nada, basta seguirmos os ensinamentos que o nosso pai Amor Perfeito nos deixou. Explicou a professora.

Mas o ensinamento não entrava na flor: - Eu continuo sem entender!

O Jasmim sabia porque isso acontecia: - Você não está entendendo porque deixou de ir às aulas da professora! Pois eu entendi! Nós nascemos aqui, nesse jardim aqui na terra e depois que formos colhidas iremos viver no céu, então precisamos viver aqui nos preparando, isto é: temos que ser bons, ajudar a todos, repartir o que temos...

O Jasmim falou e mostrou o canteiro da Rosa Negra que estava lotado de bens materiais.

Muito brava ela gritou: - Tira essa pétala daí senão eu lhe espeto com meus espinhos.

Depois foi até a professora pisando duro: - Viu só professora, tem uns por aí que ficam de olho no que é meu! 

Com carinho o jasmim se redimiu: - Me desculpe Rosa Negra, eu só mostrei os seus bens materiais, não vou pegar nada não!

Mas ela continuava brava e partiu para a briga: - Claro que vai! Seu invejoso...

A professora teve que intervir: - Calma Rosa, o Jasmim explicou muito bem os ensinamentos, pois o que permanecerá depois que você for colhida não será o que você tem, mas o que você fez enquanto viveu aqui, entendeu?

Muito espantada, ela foi pegando suas relíquias e enquanto mostrava cada uma perguntou: - O quê? A senhora quer dizer que isso tudo aqui e isso, e isso e isso, nada servirá quando chegar a hora de vivermos no novo jardim, que fica no céu?

O Jasmim, que era muito aplicado falou: - Nada disso importará, não é professora?

E a Margarida confirmou: - Exatamente! O que ficará para sempre no jardim celestial não são os bens materiais, mas os atos de amor que você construiu aqui e agora.

- Aqui e agora? Questionou a Rosa. E todos responderam: - Siiim!

Desesperada, a Rosa Negra caiu em si: - Eita professora, só vivi juntando, me preocupando com minhas pétalas, minhas coisas. Já desperdicei tempo demais. Me ajuda! Colegas flores, por favor, me ajudem a ser melhor!

O Jasmim teve a ideia de também pedir ajuda para as crianças que lerem essa historinha: - As crianças poderão lhe ajudar porque elas estão bem avançadas!

E a Rosa Negra ficou muito feliz em saber que poderia contar com os humanos também: - É? Por favor, como eu devo viver aqui na terra me preparando para viver lá no céu?

[Amiguinhos que estão lendo essa historinha, pensem em tudo de bom que vocês fazem e falem em voz alta para a Rosa Negra ouvir.]

Depois de ouvir as dicas das crianças, a Rosa ficou muito feliz: - Nossa, vocês me ensinaram muito! Obrigada! Professora, com certeza essas crianças serão anjinhos no céu!

E a professora Margarida concluiu: - Isso mesmo! Vivendo no amor aqui seremos como anjos no céu! Tchau!

Posts Relacionados

Ver tudo
Mãe Natureza

Jo 9,1-41 Campanha da fraternidade 2004: Água, fonte da vida. Autoras: Vera Pastrello e Cecília Pellegrini A Mãe Natureza estava andando...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães A palhaça Paçoca entrou no picadeiro do Circo Alegria com o mágico Guto. Eles...

 
 
 

コメント


bottom of page