top of page

Viver aqui se preparando para viver lá

Lc 20,27-36

Autora: Cecilia Pellegrini

Cenário: casa da Rosa Negra: no chão um círculo verde e dentro tecido marrom, um saco grande de fertilizante, um espelho grande, um regador escrito “água importada”, um balde cheio de joias, roupa verde e etc.

Personagens: Rosa negra, Professora Margarida, Jasmim e duas flores figurantes.

ROSA NEGRA [já estará em cena, dentro do círculo. Ela estará abaixada, dormindo e levantará despertando toda vaidosa, resmungará se arrumando em frente ao espelho, sempre reclamando. Enquanto fala mexerá nas coisas do seu canteiro]: - Que dia feio, [olha para as crianças da plateia e aponta], só tenho vizinhos chatos, [pega um regador e finge tomar banho] ai, que tragédia! Minha água importada está acabando! Que joia colocarei hoje? Deixa-me escolher: essa não porque é pequena demais, essa não porque não brilha tanto quanto eu, essa Sim!

MARGARIDA [entra em cena e fala com a plateia]: - Bom dia amiguinhos!

ROSA NEGRA: - Ai, ai, ai, lá vem a professorinha chatinha...

FLORES [entram em cena pelos dois lados do palco]: - Bom dia professora Margarida!

MARGARIDA: - Bom dia queridas flores! Vamos aproveitar esse dia lindo para a nossa aula!

FLORES: - Vamos!

ROSA NEGRA: - Ei peraí, tem que ser bem perto do meu canteiro é? Esse lado do jardim é reservado para as flores raras e como podem ver, só tem eu, a Rosa Negra!

MARGARIDA: - Rosinha querida, todas nós nascemos iguais, você é que quis ser diferente e construiu o seu canteiro longe de nós.

ROSA NEGRA: - Claro! Eu não quero correr o risco de alguma flor querer as minhas coisas [finge proteger os bens materiais].

MARGARIDA: - Mas éramos tão felizes juntas!

ROSA NEGRA: - Pois eu não era, hoje estou num nível superior, tenho outras necessidades, como podem ver [aponta suas coisas].

MARGARIDA: - Bem, hoje eu vim aqui para falar sobre o dia em que seremos colhidas e formos viver no Jardim Celestial! [aponta o céu]

FLORES: - Viva!

JASMIM: - Eu quero muito viver com o nosso Pai Amor Perfeito!

MARGARIDA: - Esse é o desejo de toda flor, minha querida! O Amor que nos ama nos transformará, e nós também seremos Amor, e viveremos eternamente junto com o Amor Perfeito! Vocês querem viver no Jardim Celestial?

FLORES: - Sim!

JASMIM [ansiosa]: - Nos ensina professora, o que precisamos fazer para viver lá [ aponta o céu].

MARGARIDA: - Primeiro é preciso acreditar no nosso pai Amor Perfeito, vocês acreditam?

FLORES: - Sim [A Rosa Negra faz cara de desdém.]

MARGARIDA: - E segundo é viver aqui [aponta o chão] se preparando para viver lá [aponta o céu].

ROSA NEGRA:- Ai, ai, que aula confusa! Viver aqui se preparando para viver lá! Aff! Que complicação!

MARGARIDA: Complicação nada, basta seguirmos os ensinamentos que o nosso pai Amor Perfeito nos deixou.

ROSA NEGRA: - Eu continuo sem entender!

JASMIM [feliz]: - Você não está entendendo porque deixou de ir às aulas da professora! Pois eu entendi! Nós nascemos aqui, nesse jardim aqui na terra e depois que formos colhidas iremos viver no céu. Então precisamos viver aqui nos preparando, isto é: temos que ser bons, ajudar a todos, repartir o que temos... [mostra os bens materiais da Rosa Negra.]

ROSA NEGRA [brava]: - Tira essa pétala daí senão eu lhe espeto com meus espinhos. [Vai até a professora pisando duro] - Viu só professora, tem umas e outras por aí que ficam de olho no que é meu!

JASMIM [com carinho]: - Me desculpe Rosa Negra, eu só mostrei os seus bens materiais, não vou pegar nada não!

ROSA NEGRA [brava]: - Claro que vai! Sua invejosa...

MARGARIDA: - Calma Rosa, a Jasmim explicou muito bem os ensinamentos, pois o que permanecerá depois que você for colhida não será o que você tem, mas o que você fez enquanto viveu aqui, entendeu?

ROSA NEGRA [espantada]: - O quê? A senhora quer dizer que isso tudo aqui [vai pegando e levantando as coisas enquanto fala] e isso, e isso e isso, nada servirá quando chegar a hora de vivermos no novo jardim? [aponta o céu.]

JASMIM: - Nada disso importará, não é professora?

MARGARIDA: - Exatamente! O que ficará para sempre no jardim celestial não são os bens materiais, mas os atos de amor que você construiu aqui e agora.

ROSA NEGRA: - Aqui e agora?

TODOS: Sim!

ROSA NEGRA [desesperada]: - Eita professora, só vivi juntando, me preocupando com minhas pétalas, minhas coisas. Já desperdicei tempo demais. Me ajuda! Colegas [falando com as flores], por favor, me ajudem a ser melhor!

JASMIM: - Essas crianças [mostra as crianças da plateia], poderão lhe ajudar porque elas estão bem avançadas!

ROSA NEGRA: - É? [fala com as crianças da plateia] Por favor, como eu devo viver aqui [aponta o chão] me preparando para viver lá [aponta o céu]? [Antes do teatrinho começar, pedir para alguém orientar algumas crianças da plateia para responderem]

ROSA NEGRA [feliz]: - Nossa, vocês me ensinaram muito! Obrigada! Professora, com certeza essas crianças serão anjinhos no céu!

MARGARIDA [falando com a plateia]: - Isso mesmo! Vivendo no amor aqui [aponta o chão.]

TODOS: Seremos como anjos no céu! [apontam pra cima.] Tchau!

Posts Relacionados

Ver tudo
Pipoca e Paçoca - Dia das Crianças

Autoras: Cecília Pelegrini e Vera Pastrello As crianças estavam todas sentadas aguardando a chegada de um palhaço para diverti-las. Uma...

 
 
 
A alegria do encontro

Lc 1,26-38 Autoras: Cecília Pellegrini e Padre Magalhães Cenário: Uma cortina de circo Personagens: Mágico, Bailarina, Palhaça Paçoca,...

 
 
 

Comments


bottom of page